Cultura & Lazer Titulo Mostra
Engajamento social e político no cinema

Sesc traz filmes da cineasta Lúcia Murat; a mostra
começa hoje e segue até o dia 9, com entrada gratuita

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
01/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A obra da cineasta Lúcia Murat movimenta a programação audiovisual do Sesc Santo André nas duas primeiras semanas do mês. A mostra "Cinco Vezes Lúcia Murat" traz os principais trabalhos da carreira da diretora carioca que teve participação assídua na resistência contra a ditadura militar, sendo que passou três anos e meio presa devido às suas ações. O engajamento político e as diferenças sociais se tornaram marcas de suas produções. As exibições começam hoje e seguem até o dia 9, com sessões às terças, quartas e sextas-feiras, sempre às 20h. A atividade tem entrada franca.

O filme escolhido para iniciar a seleção especial é "Brava Gente Brasileira" (2000). Em 1778, no Pantanal, o cartógrado Diogo é enviado pela Corte Portuguesa para fazer um levantamento topográfico da região. Acompanhado de um grupo de soldados, ele segue até o Forte Coimbra, local no qual índios e portugueses vivem em guerra. Ações ocorridas no trajeto fazem com que o rapaz tenha de confrontar sua formação com a dura realidade da colônia brasileira.

Amanhã é a vez de "Doces Poderes" (1997), que tem como protagonista a atriz Marisa Orth no papel da jornalista Bia. Ela é enviada para comandar a principal rede de TV do País em Brasília durante o período de eleições. O longa aborda o duro relacionamento da política com a mídia e a falta de perspectiva do fim do século.

A semana será encerrada com sessão de "Que Bom Te Ver Viva" (1989). Uma das principais obras de Lúcia Murat, o filme aborda a tensão e o terror vividos por mulheres torturadas durante a ditadura militar por meio de relatos de ex-presas políticas e os delírios de uma personagem anônima vivida por Irene Ravache.

A programação conta também com o musical "Maré - Nossa História de Amor" (2007), o mais recente trabalho da cineasta e com exibição no dia 8. Com música e dança, conta a história de amor de Analídia, filha do chefe do tráfico de drogas que rivaliza o poder na favela da Maré, no Rio, com o irmão de Jonatha, por quem se apaixona. O relacionamento proibido se desenvolve durante os encontros com o grupo de dança da comunidade.

Finaliza a mostra o drama "Quase Dois Irmãos" (2005). O longa acompanha o reencontro de Miguel, um deputado federal, e Jorge, um dos líderes do tráfico do Rio. A relação entre os amigos mostra como a história política nacional se desenvolveu utilizando a música popular como meio de interligar os fatos.

Cinco Vezes Lúcia Murat - Cinema. A partir de hoje, no Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ter., 4ª e 6ª, às 20h. Grátis. Até dia 9.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;