Cultura & Lazer Titulo Show em SP
Orishas traz sua mistura caliente a SP
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
27/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Orishas, maior representante da fusão de hip hop e ritmos caribenhos que invadiu as pistas no fim dos anos 1990, faz o primeiro dos três shows da nova temporada brasileira nesta terça-feira no Via Funchal, a partir das 21h30. O repertório vem recheado de hits dos cinco álbuns de sua discografia. O mais recente, "Cosita Buena", de 2008, encabeça o setlist.

Embora formada atualmente por um trio de cubanos, a banda surgiu em Paris, onde Roldán Gonzalez - filho de músico tradicional e boêmio e dono dos vocais que caracterizam a sonoridade caribenha em contraponto aos outros dois MC's - mora até hoje. Os outros dois companheiros de grupo, Hirám Ruzzo Riverí e Yotuel Romero, vivem respectivamente em Milão, na Itália, e na capital espanhola.

O primeiro álbum, ainda como um quarteto, foi lançado em 1999. Puxado pelo hit "Represent, A lo Cubano" logo caiu no gosto europeu e alcançou os mercados norte e sul-americanos. As letras falavam sobre o cotidiano dos integrantes no tempo em que viviam em Havana e misturam, além do espanhol, inglês e francês.

A banda lançou mais dois trabalhos no intervalo de três anos: "Emigrante" (2002) e "El Kilo" (2005), conhecido pelo hit Yo Nací Orishas. Paralelamente, o trio se dedicou a parcerias com conterrâneos e artistas europeus.

Apesar da carreira curta, os três já têm uma coletânea. "Antidiótico", compilada em 2007, saiu com três canções inéditas. O novo disco vai na mesma direção: pegada forte de hip hop e letras nostálgicas e críticas.

A turnê de divulgação de "Cosita Buena" na América do Sul já passou por Peru e Chile (um show na capital Santiago e outro em um festival na cidade litorânea de Viña del Mar). No Brasil, Roldán, Ruzzo e Yotuel se apresentam ainda no Rio (sexta-feira) e Belo Horizonte (sábado).

Orishas - Show. Hoje, às 21h30. Na Via Funchal - Rua Funchal, 65, São Paulo. Tel.: 2198-7718. Ingr.: R$ 120 a R$ 200 (estudantes pagam meia). Classificação etária: Livre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;