Economia Titulo
IPVA: vale a pena fazer pagamento antecipado
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
03/01/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) logo na primeira parcela e com desconto de 3% é mais vantajoso do que a opção pelo pagamento em três parcelas. Quem garante é o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Imes, Francisco Funcia.

“Não existe aplicação financeira que em um mês renda 3%. Portanto, esse nível de desconto é bom para quem tem condições de efetuar o pagamento”, explica Funcia.

O grande problema é que janeiro é um mês financeiramente apertado para as famílias, que além de IPVA, começam a vencer os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial e Urbano), estão com dívidas contraídas em dezembro e passam a ter despesas extras com compra de material escolar.

Para estas famílias, o conselho é fazer o pagamento do IPVA parceladamente e fugir da tentação de contrair empréstimo bancário ou entrar no cheque especial.

“Entrar no cheque especial para quitar o IPVA é um péssimo negócio porque a taxa está em torno de 8%, dependendo do banco. Se a pessoa ficar ‘pendurada’ no especial durante 15 dias já terá perdido o ganho que obteve com o desconto”, alerta Funcia.

Pagar um valor menor da fatura do cartão de credito com o intuito de gerar uma sobra de caixa também é um mau negócio, já que os juros estão em torno de 10% a 11% ao mês.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;