Política Titulo Vingança
Bancada cobra fatura de Siraque por 2012

Candidato à reeleição, deputado federal terá pouco apoio de petistas por aposta em mulher à vereança

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
12/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na esfera da Câmara de Santo André, o deputado federal Vanderlei Siraque (PT), candidato à reeleição ao Congresso Nacional, contabiliza o apoio solitário da mulher, a vereadora Bete Tonobohn Siraque (PT). A bancada petista, composta por cinco cadeiras, se fragmenta por outros postulantes da legenda. A baixa é resultado de resquício da disputa eleitoral de 2012. Na ocasião, o parlamentar garantiu adesão exclusiva para o nome da família, o que implicou em rusga política entre os correligionários.

Devido a esse desgaste há dois anos, o descontentamento se desdobrou para a campanha atual. A estratégia adotada por Siraque no páreo anterior teve saldo positivo. Com o suporte concedido, Bete, ligada à área de Educação da cidade e integrante do diretório andreense do PT, obteve 3.615 votos. Ela foi a 16ª posicionada na lista geral dos mais votados e a terceira entre os quadros da sigla. Em contrapartida, os vereadores cobram a fatura da decisão tomada pelo deputado.

Siraque está colocado como dobrada oficial do governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), o que não impediu a pulverização. A avaliação no Legislativo é que, teoricamente, foram prejudicados no processo. Nos bastidores, o ingresso de Bete nas urnas não foi o que desagradou os concorrentes e sim o esquecimento das demais candidaturas, principalmente daqueles petistas que caminharam junto com o deputado na eleição de 2010, quando ele alcançou 66,5 mil votos na cidade, sendo 93,3 mil na totalidade.

O vereador Eduardo Leite (PT) declara apoio ao deputado federal Vicente Cândido (PT), com base eleitoral em São Paulo. “Simpatizo com a atuação do Cândido. Tive boa relação com ele durante a minha campanha, inclusive, agregando aliados.”

Ao ser questionado sobre composição com o parlamentar do município, Eduardo disse que “parcela do grupo” vai aderir a esse projeto. À Assembleia Legislativa, Eduardo dividirá o grupo entre os petistas Alencar Santana e Luiz Turco. “Mas apenas os três nomes terão meu esforço pessoal.”

Assim como José Montoro Filho, o Montorinho (PT), o vereador Luiz Alberto (PT) engrossará o coro da campanha de Turco a estadual e Helcio Silva – com domicílio em Mauá – para federal. Alberto argumenta, por sua vez, que seu grupo, formado por 70 pessoas, em reunião, optou pelo ex-vice-prefeito do município vizinho. “Não vou trabalhar contra (a campanha de Siraque), no entanto isso (adesão integral a Bete há dois anos) tem peso. Me dou bem com a vereadora, mas se eu estivesse na posição dele (em 2012) não traria minha mulher para ser candidata”, ponderou.

Para Alemão Duarte (PT), a linha diferente da dupla do Paço se dá por causa de seu histórico sindical. O petista aderiu à candidatura do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), e, para estadual, vai apostar em Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (PT), ambos com base em São Bernardo. “Porém, vou ter olhar de carinho ao Turco. A federal, optei pelo Vicentinho, sem atrapalhar o Siraque, pois a cidade é grande.”

Procurado, Siraque não quis comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;