Setecidades Titulo Mobilidade
Rodízio divide opinião
de motoristas da região

Pesquisa feita pelo Consórcio aponta empate técnico; apenas
em São Caetano a maioria dos motoristas é a favor da medida

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
07/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A implementação do rodízio de veículos no Grande ABC divide a opinião dos motoristas. A pesquisa foi divulgada ontem pelo Consórcio Intermunicipal e ouviu 1.500 condutores nas cinco cidades que poderão integrar a medida: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá. Do total, 46% são contra a medida e 40,16% a favor. Como a margem de erro pode oscilar até 4,5 pontos percentuais, há empate técnico.

O estudo, que custou R$ 45,5 mil e foi realizado em julho, não indica a validação da medida. A implantação depende da anuência de todos os prefeitos e da criação de projetos paralelos, como melhorias nos corredores de ônibus e sincronização de semáforos. "A pesquisa não indica que imediatamente as prefeituras irão tomar decisão sobre o assunto. Ela só irá ajudar a basear qualquer decisão no próximo mandato", explicou o secretário executivo do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano. Atualmente a frota da região é de cerca de 1 milhão de carros.

Apenas em São Caetano a maioria é a favor da medida, com 46% contra 42%, mas também dentro da margem de erro. Caso a aprovação do rodízio seja consenso entre as prefeituras, provavelmente será implementada em horários parciais (de pico) e em todas as vias, não apenas as mais movimentadas. A opção de adotar a medida isoladamente, em apenas uma cidade, está descartada.

A maioria dos entrevistados (57%) deixaria de usar o carro caso houvesse outra alternativa de transporte na região. Já 86% avaliam que os governos deveriam apostar em melhorias no transporte coletivo, como trem, metrô e ônibus.

Para a coordenadora do GT Mobilidade, Andrea Brisida, um dos resultados que mais chamaram a atenção na pesquisa é que 40% dos entrevistados avaliam a situação do trânsito na região como ruim, mas não se mostram à vontade com mudanças. "Temos número significativo de motoristas descontentes com os congestionamentos, mas, ao mesmo tempo, nem todos são favoráveis às medidas de restrição." A pauta voltará a ser discutida, já entre os novos prefeitos, a partir de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;