Setecidades Titulo Educação
Creches fecham, mães protestam e Prefeitura garante vagas

Grupo de 40 mães protestaram pelas ruas de São Bernardo

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
01/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Um grupo de 40 mães fez passeata pelas ruas de São Bernardo na manhã de ontem. O protesto, que terminou no plenário da Câmara, era contra o encerramento das atividades de duas creches conveniadas à Prefeitura. Segundo as manifestantes, as unidades estariam fechando por falta de verba.

"Muitas crianças não terão onde ficar enquanto as mães trabalham", diz a cabeleireira Eni Pereira Leite, 29 anos, que tinha um filho matriculado na creche Casa de Maria, no Jardim Trieste, que atende 70 crianças, de 1 a 4 anos.

A outra unidade é a Movimento Amor e Trabalho - Núcleo Educacional São Francisco de Assis, que atende 44 crianças de 1 a 4 anos. "Para conseguir vaga em creche conveniada tive de recorrer ao Conselho Tutelar, porque na rede da Prefeitura não há vagas disponíveis", reclama a líder de produção Erlina Medeiros, 31. Segundo ela, o filho Bryan, 3, não tem com quem ficar durante o tempo em que fica no trabalho. "Pago aluguel, não tenho como arcar com uma mensalidade em escola particular", argumenta.

A Secretaria de Educação garante que as crianças hoje atendidas por essas instituições serão contempladas a partir do início do ano letivo de 2012, marcado para o dia 6 de fevereiro, nas Escolas Municipais de Educação Básica da região, sem prejuízo às famílias. Das 70 crianças da Casa de Maria, que já fechou as portas, 57 serão transferidas para escolas da rede municipal e 13 serão atendidas pela Creche Mamãe Albininha, no Jardim Trieste. As creches conveniadas, assim como as unidades da rede municipal, não realizam atendimento no período de férias, que começa a partir de 23 de dezembro.

A Prefeitura de São Bernardo informa que tem como trabalho o acompanhamento às creches que prestam atendimento na Educação Infantil por meio de convênios com repasses de recursos financeiros, além de alimentação, uniforme e material escolar. Nos meses de outubro e novembro foram realizadas reuniões com as 31 instituições conveniadas para as tratativas relativas à renovação do convênio para 2012. No total, são 2.821 crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;