Política Titulo Campanha
Definida agenda de Lula no ABC
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
17/10/2012 | 06:33
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


 

O PT fechou o cronograma de participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas três candidaturas do partido que estão no segundo turno das eleições no Grande ABC.

Lula estará sexta-feira, às 16h, no palanque de Carlos Grana em Santo André. No mesmo dia, às 19h, vai para Mauá discursar mais uma vez a favor de Donisete Braga. No domingo, às 11h, visitará Diadema para alavancar a candidatura de reeleição do prefeito, Mário Reali.

Anteriormente, a participação de Lula nas campanhas da região estava sendo cogitada para o início da próxima semana. Mas a antecipação em alguns dias ocorre por estratégia.

Alguns petistas consideram que a aparição do maior expoente da legenda no País de uma semana a dez dias antes da votação - marcada para dia 28 - é fator decisivo para catapultar o nome dos companheiros e, objetivamente, ganhar a confiança de quem está na dúvida após o fechamento do primeiro turno, há exatos nove dias.

A presença de Lula também demarcaria o território onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pode desembarcar para apoiar seus aliados, já que o tucanato está fora da linha de frente das candidaturas que estão no segundo turno.

Entretanto, a única agenda de campanha confirmada do comandante do Palácio dos Bandeirantes até o momento é em Santo André, onde estará no palanque do prefeito Aidan Ravin (PTB), que tenta a reeleição - ainda sem data definida, mas deve ser sábado, para não confrontar os compromissos locais do petista.

Mantido esse cronograma, Alckmin deixaria à deriva as candidaturas de Lauro Michels (PV) em Diadema e de Vanessa Damo (PMDB), em Mauá.

Sobre a presença de Lula, Carlos Grana vê a atividade com otimismo. "Reforça o time. Lula traz a imagem de capacidade e eficiência administrativa. Prova disso é que foi reeleito (ao Palácio do Planalto em 2006) e que transferiu votos para eleger a primeira mulher presidente do Brasil (Dilma Rousseff, em 2010)", que também estará na sexta-feira com o candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad.

Mário Reali disse que ter o ex-presidente pedindo votos em Diadema "é reforço grande para a reta final de campanha".

Já Donisete Braga ressaltou que o apoio simboliza a " sintonia fina" que haverá entre o governo federal e sua futura gestão. O prefeiturável mauaense terá atividade com Haddad também na sexta-feira, e com os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Miriam Belchior (Planejamento) no sábado.

No primeiro turno, Lula também desembarcou nas três cidades e acrescentou em seu roteiro São Bernardo, seu reduto, para estar ao lado de seu afilhado político, prefeito reeleito Luiz Marinho.

Se a presença de Lula está confirmada, a de Dilma ficará mesmo nos vídeos gravados para os candidatos. A articulação regional não conseguiu garantir a chefe da Nação no Grande ABC.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;