Cultura & Lazer Titulo Cinefantasy
Pensamento livre

Festival está em sua sexta edição e reúne obras do cinema
fantástico; este é considerado o maior encontro do gênero

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
22/11/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


O universo fantástico possibilita um mundo livre que ganha diversas dimensões nas telas do cinema. Parte dessas divagações de ideias se encontra no festival Cinefantasy, voltado especialmente para o gênero de fantasia. Em sua sexta edição, o evento paulistano toma conta hoje das salas do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000. Tel.: 3397-4002), Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207. Tel.: 3512-6111) e da Biblioteca Viriato Correa (Rua Sena Madureira, 298. Tel.: 5573-4017). O CineSesc (Rua Augusta, 2075. Tel.: 3087-0500) também abraça a programação a partir de sexta-feira.

Considerado o maior encontro de produções sobre histórias fantasiosas - que reúne subgêneros como horror e ficção científica -, a mostra traz curtas e longas-metragens de diversas regiões do Brasil e de alguns outros países, casos de Argentina, Grécia, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Além das sessões de cinema, completam a programação palestras e worshops temáticos, retrospectiva em homenagem às obras do cineasta mexicano Juan Lopez Moctezuma e exibição de títulos dirigidos pelo italiano Ruggero Deodato (com o 'Deodato Day'). As atividades seguem até o dia 4.

O Grande ABC não fica de fora da festa e conta com dois representantes. Um deles é o curta 'Tutti Maria (Cosco Coifa)', do diretor André Brazinéis, de São Bernardo. O roteiro, também assinado pelo diretor, acompanha a história de cinco mulheres que passam por estranhas situações após malinterpretado flagra de um aborto.

Aluno da Turma 4 da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, Brazinéis preparou o filme em paralelo aos projetos das aulas, de maneira despretensiosa. "O esquema de fazer tudo fragmentado e com um estilo ‘tosco' caiu bem com a linguagem fantástica", diz.

A influência do estilo japonês e de obras do cineasta Takashi Miike caracteriza o título. "Fui elaborando o filme com ideias que tinha na cabeça. Ele tem temática nipônica, pois sou fã do estilo, e coloquei diversas referências", explica o cineasta. Destaque para a fotografia em preto e branco e para a trilha sonora com versão oriental de 'Namoradinha De Um Amigo Meu', de Roberto Carlos.

Outro representante da região é o andreense Rodrigo Cabral, diretor de 'O Poço e o Tempo'. A trama se desenvolve em torno de lenda urbana local que conta a morte de uma garota em poço onde hoje funciona a Emia Aron Feldman, no Parque Jaçatuba, em Santo André. Imagens de bastidores das gravações, fotos antigas e depoimentos tentam explicar (ou mistificar ainda mais) a história assombrada.

Os curtas integram a seleção especial 'Curta - Um Novo Brasil 2', com sessões amanhã, às 16h, no CCSP, e no dia 1º, às 17h, na Biblioteca Viriato Correa. Toda a programação do Cinefantasy pode ser conferida em seu site oficial (www.cinefantasy.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;