Política Titulo Mudança eleitoral
Com Ramiro candidato, disputa cresce por Subprefeitura do Rudge

Antes cotado, Ary deve ser preterido após apoio a Morando e Alex

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/06/2014 | 07:30
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A provável saída do ex-deputado Ramiro Meves (PEN) da Subprefeitura de Rudge Ramos para concorrer à eleição de outubro abre especulações no governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), mas o principal nome na lista deve ser preterido. O ex-vereador Ary de Oliveira (PSB), que chegou a ser cotado a assumir a vaga em janeiro de 2013, não está mais entre os favoritos de Marinho depois que anunciou apoio à dobrada eleitoral formada pelos deputados Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS).

Ramiro tem até o dia 30 para se desligar do cargo para participar da campanha eleitoral (sua função oficial, de coordenador comissionado de departamento, exige desincompatibilização de três meses antes do pleito). Seu nome foi confirmado pelo PEN como postulante a uma cadeira na Câmara Federal.

O PSB discute com Marinho desde o início do ano a possibilidade de indicação de socialista para o secretariado da gestão petista – conversa que se intensificou quando Ramiro sinalizou que concorreria no pleito. A legenda socialista reclama que, mesmo com vereador eleito e integrante da bancada de sustentação (Antônio Cabrera), não foi contemplada com postos de destaque no governo. A sigla chegou a citar o caso do PRB, que, sem ter parlamentar, administra uma Pasta, a de Comunicação, com Fábio Cassettari, presidente do Palestra de São Bernardo.

Mas as negociações com o partido azedaram quando Cabrera e Ary oficializaram apoio a Morando, que tentará renovar mandato de deputado estadual, e a Alex, que pela primeira vez brigará por vaga na Câmara Federal. Marinho já avisou que haverá retaliações a Cabrera no Legislativo municipal, com engavetamento de projetos de sua autoria.

Outra represália deve ser a não indicação de socialista à vaga aberta por Ramiro. O futuro candidato do PEN agora corre para emplacar substituto de sua confiança, porém o governo não parece disposto a manter a estrutura a favor do ex-deputado. Há quem defenda até que Ramiro desista da candidatura para continuar com seu espaço na gestão petista.

Ramiro não foi localizado para comentar o caso.

PRESTIGIADO
Políticos com base eleitoral em Rudge Ramos e Pauliceia, Ramiro e Ary duelaram pela indicação quando Marinho foi reeleito em outubro de 2012. O ex-deputado venceu a disputa e foi um dos poucos remanescentes no primeiro escalão em reforma administrativa promovida por Marinho em seu segundo mandato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;