Setecidades Titulo Trânsito
Vila Bastos tem mudanças viárias

Prefeitura de Santo André implanta, a partir de hoje, mão única em trecho das ruas Laura e Antonio Bastos; objetivo é desafogar trânsito

Fabio Munhoz
do Diário do Grande ABC
22/06/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A partir de hoje, motoristas devem ficar atentos a mudanças viárias na Vila Bastos, em Santo André. A Prefeitura irá implantar mão única de circulação em trechos das ruas Laura e Antonio Bastos. As modificações fazem parte do Pait (Programa de Ação Imediata no Trânsito), cujo objetivo é executar intervenções de pequeno porte no trânsito da cidade.

As duas vias afetadas funcionarão apenas no sentido Centro entre as ruas Cesário Bastos e Eduardo Monteiro. Os trechos restantes não terão mudanças. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), as medidas têm como objetivo desafogar as avenidas Lino Jardim e Portugal, ambas paralelas.

Nas últimas semanas, o Jardim Bela Vista – vizinho da Vila Bastos – passou por outras modificações. Foi implantada mão única nas ruas Duque de Caxias e São José Operário, enquanto a Rua Galeão Carvalhal teve inversão de sentido entre a Avenida Lino Jardim e Rua Independência.
O titular da Pasta informa que as intervenções no Jardim Bela Vista, somadas à supressão de 12 vagas de estacionamento na Rua Monte Casseros, no Centro, possibilitaram a redução de aproximadamente 60% o tempo de viagem de quem desce a Avenida Portugal em direção à região central nos horários de pico. “A proibição do estacionamento na Monte Casseros agilizou a conversão à direita próximo ao Clube Primeiro de Maio. Antes, a fila para entrar na rua chegava até a altura da sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)”, justifica.

Na Rua das Figueiras, no bairro Jardim, Paulinho afirma que o congestionamento gerado no cruzamento com a Rua das Monções em direção ao bairro Campestre teve redução aproximada de 20%. “A fila que se formava chegava até a Rua das Pitangueiras, próximo ao supermercado Pão de Açúcar. Hoje, vai até a Rua do Café”, garante o titular da Pasta. A principal mudança feita no bairro foi a criação de binário entre o corredor formado pela Avenida Padre Manuel da Nóbrega e Rua das Palmeiras com a via composta pelas ruas das Palmeiras e Padre Manoel de Paiva. Também foram feitas modificações nas vilas Gilda e Assunção.

Nos próximos meses, deverão ser iniciadas as ações em bairros do 2º Subdistrito, como Vila Curuçá, Utinga, Santa Terezinha e Parque das Nações. Ao todo, o Pait prevê a execução de 304 intervenções viárias em 17 regiões da cidade. O objetivo das mudanças é diminuir entre 10% a 25% o tempo gasto com deslocamento nas áreas afetadas. As ações custarão R$ 4,8 milhões à Prefeitura. Além de mudanças em mãos de circulação, o programa também prevê implantação de sincronização semafórica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;