Esportes Titulo Grupo A
Croácia goleia, elimina seleção de Camarões e continua na briga

Olic, Perisic e Mandzukic, por duas vezes, levam europeus à decisão contra mexicanos

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
19/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


Sem maiores dificuldades, a Croácia goleou Camarões por 4 a 0, ontem à noite, em Manaus, e manteve chances de avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. Além disso, eliminou o rival do Mundial, que não somou pontos no Grupo A.

Os gols de Olic, Perisic e Mandzukic (dois) deram três pontos à Croácia, que ocupa a terceira posição da chave, atrás de Brasil e México, com quatro cada. Na última rodada, os croatas encaram os mexicanos na disputa por uma vaga, enquanto o Brasil pega os africanos.

O confronto decisivo em Manaus começou com a seleção camaronesa comandando as ações, mas foi a Croácia quem saiu na frente. Aos 11 minutos, Perisic viu bem a projeção de Olic e só rolou para o atacante empurrar para o gol e inaugurar o placar.

E foi só na primeira etapa de pouca técnica e muita correria – o único outro lance digno de registro foi a expulsão de Song, que acertou uma cotovelada nas costas de Mandzukic durante contra-ataque.

Na segunda etapa, a Croácia logo se aproveitou do jogador a mais e ampliou o marcador aos três minutos. O goleiro Itandje repôs mal a bola e Perisic saiu em disparada do meio campo até a grande área e finalizou de perna esquerda para o fundo da rede.

Embalados, os croatas quase chegaram ao terceiro aos cinco, quando o brasileiro naturalizado Sammir lançou Mandzukic, que bateu mal e perdeu boa oportunidade.

O camisa 17 não desperdiçou a segunda chance. Aos 16 minutos, o atacante subiu mais do que a zaga em cobrança de escanteio de Pranjic e marcou o terceiro gol da Croácia, praticamente decretando a eliminação dos camaroneses.

Aos 28, com extrema facilidade, Eduardo finalizou da entrada da área e Itandje se esticou todo para espalmar nos pés de Mandzukic, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol e marcar o quarto.

A seleção de Camarões ainda viu o lateral Assou-Ekotto e o volante Moukandjo discutirem e trocar tapas enquanto o jogo estava rolando.

No fim da partida, o experiente atacante Samuel Eto’o, que ficou no banco, fez questão de acalmar os dois jogadores para evitar confusão nos vestiários.

Croata ‘brasileiro’ festeja resultado

A goleada por 4 a 0 sobre Camarões devolveu as esperanças croatas de avançar às oitavas de final na Copa do Mundo depois da derrota por 3 a 1 para o Brasil, na abertura do Mundial.

Brasileiro naturalizado croata, o atacante Eduardo da Silva festejou o resultado conquistado em Manaus.
“Hoje (ontem), nós mostramos o nosso jogo e, desta vez, foi mais fácil. O mais importante é que a gente ganhou e com diferença grande, de 4 a 0. Estamos todos satisfeitos e vamos pensar no México”, afirmou ele, que prometeu ofensividade diante do adversário no duelo que deve definir a segunda vaga do Grupo A do Mundial.

“Nós, de qualquer maneira, tentaremos ganhar (do México). Eles poderão jogar pelo empate”, lembrou o atacante.

O vencedor do embate entre Croácia e México avança, já que é improvável que os camaroneses, eliminados, vençam o Brasil – neste caso, o empate garante os europeus e os norte-americanos.

PEDRA NO SAPATO

Se Camarões já está eliminado do Mundial, os jogadores africanos querem dificultar ao máximo a vida do Brasil. Segundo o volante Enoh, o time busca desempenho melhor do que apresentou nas duas derrotas que coleciona na chave.

“Não chega a ser uma formalidade (o último jogo). Queremos terminar esta Copa tendo desempenho melhor e queremos voltar com alguma coisa para casa”, garantiu o jogador camaronês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;