Política Titulo Embate
Diadema ‘congela’ títulos de cidadão

Após polêmica envolvendo Joaquim Barbosa, Câmara suspende honrarias por quatro meses

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
19/06/2014 | 07:46
Compartilhar notícia


O debate envolvendo a entrega de título de cidadão diademense ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, resultou na suspensão temporária de todas as honrarias em trâmite na Casa, por 120 dias, incluindo a menção ao ex-advogado petista José Antônio Dias Toffoli, que também atua na Suprema Corte.

Após intenso debate durante a reunião entre os parlamentares na manhã de ontem, ficou definido congelamento das honrarias para discussão dos critérios para escolha dos congratulados.
Desse modo, o recurso apresentado pelo líder da bancada petista, Josa Queiroz, para barrar a homenagem a Barbosa foi retirado. O petista defende que apenas pessoas que tenham prestado serviço para a cidade merecem ser diplomadas, como versam a LOM (Lei Orgânica do Município) e o regimento interno da Casa.

“Temos de ter obediência na lei, concedendo homenagem a quem realmente colaborou com a cidade”, disse o presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), que em 2012 laureou o ex-presidente de Cuba Fidel Castro. “O Fidel prestou serviço a Diadema, já que na cidade atuam médicos formados em Cuba”, disse, referindo-se a projeto implantado em 2013, um ano depois da homenagem.

SESSÃO
Posteriormente, os parlamentares aprovaram em definitivo a criação de 33 cargos no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a maioria por concurso público, e empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, de R$ 5 milhões, pela Prefeitura para execução de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;