Setecidades Titulo Alerta
Decoração para Copa do Mundo requer cuidados com rede elétrica

Eletropaulo recomenda distância de pelo menos 2 metros da fiação

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A seis dias do jogo de abertura da Copa do Mundo, a AES Eletropaulo alerta a população para os riscos de acidentes provocados pelo contato entre materiais decorativos e a rede elétrica. A orientação da concessionária é para que seja respeitada distância mínima de dois metros da fiação de alta-tensão.

O diretor de operações da empresa, Otávio Grilo, informa que o perigo começa na pintura dos postes. “Pode pintar, desde que o faça na base. Não precisa subir até onde ficam os fios. Além do risco de choque, também há possibilidade de queda.”

O representante da AES Eletropaulo salienta que, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o contato físico com a rede que pode gerar o choque. “Muitas vezes, se há o carregamento elétrico, já pode gerar o curto-circuito”, explica Grilo. Em razão da alta voltagem, a descarga elétrica é, em muitos casos, fatal. Pessoas que moram em sobrados cuja sacada fique próxima aos fios também devem evitar colocar bandeiras nas grades.

Após o gol, a comemoração também deve ser feita com cautela para que a festa não seja transformada em tragédia. Torcedores que estiverem segurando bandeiras com mastro devem tomar cuidado para que não haja contato com a fiação aérea. “Se estiver molhada, o perigo é ainda maior, já que a água é condutora da eletricidade”, acrescenta o diretor.

A concessionária também recomenda que confetes e serpentinas sejam atirados para longe dos cabos de alta-tensão, mesmo que os enfeites sejam de papel e não possuam superfície com materiais metalizados. “Não há risco de acidentes imediatos. Mas, se esses itens ficam presos à rede elétrica e, posteriormente, ficam molhados em razão da chuva, podem gerar positividade e causar curto-circuito, como se um fio estivesse encostado no outro”, detalha. Nesse caso, Grilo assegura que não há risco de incêndio, mas que a eletricidade na região será automaticamente desligada para evitar ocorrências envolvendo fogo.

Para ligações maiores, como em palcos ou telões, a AES Eletropaulo orienta o consumidor a não improvisar e solicitar auxílio pelo call center (0800-72-72-196) ou pelo site www.aeseletropaulo.com.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;