Memória Titulo
Em tempo recorde, a reconstrução da Matriz

É emocionante e gratificante vermos homens e mulheres...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"É emocionante e gratificante vermos homens e mulheres, jovens e crianças, acompanhando e se emocionando com a passagem da imagem de São Sebastião."

Padre Joaquim de Souza, pároco de Rio Grande da Serra, comentando a carreata que marcoua inauguração da reconstrução da matriz da cidade, em 2008.

* * *

Era o dia de São Brás, 3 de fevereiro de 2006. Por volta das 4h30, desaba o teto da Matriz de São Sebastião. Chovera muito em janeiro. Uma das treliças de sustentação foi atingida pela corrosão. "Foi como um terremoto", na definição do padre Joaquim. O estrondo assustou funcionários e passageiros que, àquela hora, estavam na estação de trem.

Era preciso começar tudo de novo, como narra Hamilton Gomes do Nascimento.

1. Padre Joaquim organizou a comunidade e, com a experiência adquirida como pedreiro, reergueu o templo em menos de dois anos. Foram feitos carnês, rifas, bingos, festas. A comunidade aos poucos foi quitando essa reforma.

2. No período das obras, sem piso, vidros ou pintura, foi realizada uma missa muito especial, a da ordenação presbiterial do diácono Francisco Santos Lima, que cresceu no Jardim Santa Tereza.

3. A inauguração da igreja reconstruída deu-se em 20 de janeiro de 2008, com suas três torres e tijolinhos à vista. A nova igreja contribui para a própria revitalização do Centro de Rio Grande da Serra.

AMANHÃ NA 2ª SEMANA RIO GRANDE DA SERRA
Nasce uma nova comunidade.

NEWS SELLER - HÁ 50 ANOS
Domingo: 13 de maio de 1962
Manchete - Denúncia na Câmara: taxímetros viciados em Santo André.
São Caetano - Povo move e ganha ação contra firma poluidora de ar.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 13 de maio de 1982
Manchete - A greve dos metalúrgicos cresce no interior; em três dias de greve deixaram de ser produzidos mais de seis mil veículos.
Santo André - Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) inaugura hoje a 6ª Feira da Fraternidade, na garagem municipal.
São Paulo - Prefeitura inaugura hoje o Centro Cultural São Paulo, entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio.

EM 13 DE MAIO DE...
1722 - Rei de Portugal ordena a vedação do Caminho de Zanzalá, interligação entre Santos e Mogi das Cruzes, cruzando o Grande ABC. A intenção era impedir o acesso às minas de ouro de Cuiabá.
1947 - Fundado o Clube Atlético Pirelli, em Santo André.
1967 - Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Curuçá, em Santo André, celebra seu sétimo ano de criação, com festa no clube da Rhodia.
1972 - Prefeito Aldino Pinotti inaugura o terminal rodoviário próximo ao Paço Municipal de São Bernardo, hoje remodelado e transformado em estação rodoviária, com o nome do empresário João Setti.

HOJE
Dia das Mães, Dia da Fraternidade Brasileira, Dia da Abolição da Escravatura, Dia do Preto Velho, Dia do Automóvel, Dia da Estrada de Rodagem e Dia do Zootecnista.

Sobre o Dia das Mães, uma mensagem do leitor e colaborador Armando Oste, do Jardim São Caetano: 

"Mãe Maria Santíssima, mãe de todas as mães, eu vos peço e suplico: olhai, amparai e protegei todas as mães, solteiras, viúvas, abandonadas, as que se encontram nos asilos, em uma prisão, em um hospital, embaixo de um viaduto, as mães boia-fria e as mães adotivas. Interceda ao seu filho Jesus para que elas tenham saúde do corpo e do espírito, para que possam cuidar de vossos jardins. Interceda ao seu filho pelas mães que partiram desse mundo."

SANTOS DO DIA
Fátima, Júlia Billiart e Glicéria.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Porta de sacrário. Século 18/19. Madeira policromada e dourada. Procedência: mosteiro de São Bento, de Santana de Parnaíba (SP).
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Sebastiana de Aguiar Costa, 88. Natural de Cana Brava (MG). Dia 9. Cemitério Curuçá.
José Ferri, 77. Natural de São Simão (SP). Dia 8. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Antonio Gomes de Andrade, 74. Natural de Recife (PE). Dia 8. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Laerte Giuncione, 87. Natural de Casa Branca (SP). Dia 10. Jardim da Colina.
Maria Esmeralda Barbosa Nascimento, 72. Natural de Muzambinho (MG). Dia 10. Jardim da Colina.
Venina Aparecida de Melo Silva, 56. Natural de São Bernardo. Dia 8, em Santo André. Jardim da Colina.
Marcos Antonio Batista, 48. Natural de Santo André. Dia 10. Jardim da Colina.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;