Cíntia Bortotto Titulo
No ano que vem, se dê bem!

Será o tempo das oportunidades

Por Cíntia Bortotto
25/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Não tenho a pretensão de dar a você a receita da felicidade, mas tenho certeza de que 2013 será bom ano para quem quer se dar bem no mercado de trabalho. Estaremos no ano que precede a Copa do Mundo, haverá aquecimento ainda maior do mercado de serviços com contratações extras e muitas oportunidades para mudar de área. Do ponto de vista industrial, tivemos um 2012 em que grande parte das empresas permaneceu em estado de atenção: muitas delas não gastaram por conta da tensão em relação à crise internacional. Agora, a tendência é de que retomem os investimentos. Além disso, o governo dá sinais de que também realizará mais investimentos, haja vista as reuniões que realizou com diversos setores, como o de energia, automobilístico e construção civil. Antigamente diziam que ‘o ano começava somente após o Carnaval'. Hoje, a frase não é mais verdade, o mercado é contínuo e se mantém aquecido mesmo em meses como janeiro e dezembro. Portanto, se você quer uma chance, não fique parado. Setores como turismo, tecnologia, construção civil, petróleo, aviação e hotelaria vão continuar em aquecimento. Se você quer se dar bem onde já trabalha ou busca por outra oportunidade, as regras do sucesso são as mesmas. Em 2013:

1 - Procure investir mais na sua carreira. Você aumentará suas chances de estar preparado para as oportunidades.

2 - Planeje suas metas como profissional. Investir em um planejamento de carreira com orientação de um especialista é uma boa pedida.

3 - Fale outros idiomas. Inglês já é básico. Espanhol é um diferencial. Mandarim, alemão e outros também podem dar uma guinada na sua carreira.

4 - Fomente seu networking. Participe de grupos de sua área de atuação, invista no seu relacionamento. Coisas muito boas podem brotar daí.

5 - Tenha foco. Estabeleça objetivos para cada momento do ano e persiga-os.

6 - Seja mais organizado, isso sempre faz a diferença.

7 - Seja mais criativo; busque soluções não óbvias, pense ‘fora da caixa'.

8 - Peça e dê CF51feedback/CF. Isso melhora o relacionamento com superiores, pares e subordinados, facilita a comunicação e aumenta a produtividade.

9 - Seja ágil nas respostas. Não deixe os resultados para depois, esteja sempre preparado e ativo.

10 - Busque o equilíbrio, ser de bem com a família, com as amizades, que tenha cabeça descansada e que se cuide fazem de você um profissional muito melhor.

Siga confiante e boa sorte! Um 2013 perfeito para você!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;