Palavra do Leitor Titulo
Atrapalhando

cartas

Dgabc
18/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Atrapalhando

O pilar ainda está lá, no meio do auditório da Câmara Municipal de Diadema, conforme se vê na reportagem ‘Servidores de Diadema acampam na Câmara' neste Diário (Política, dia 13)

Charles Gomes De França Jr.

São Bernardo

Inflação

Seria interessante alguém avisar a presidente Dilma Rousseff que a inflação já está a bater nas nossas portas e que há fábricas importantes dispensando seus empregados. E o ministro da Fazenda, Guido Mantega, está tratando assunto tão importante com as armas do blá-blá-blá, como é de seu costume. Ninguém merece!

Leila E. leitão

Capital

Caçambas

Gostaria de reclamar quanto às caçambas de coleta de entulho espalhadas por São Bernardo e perguntar se delas são cobrados IPVA, seguro obrigatório, seguro de móveis etc. É que as mesmas são colocadas em vias de rolagem, ruas estreitas, pondo em risco quem utiliza as vias. Quando menos se espera, lá está uma, na sua frente! Tem uma na Rua Leonardo Martins Neto, logo no início da segunda quadra, colocada bem na esquina e obrigando manobras de veículos pela contramão. Espera-se que seja normatizada a intalação dessas caçambas, que são colocadas em qualquer lugar.

Alberto Moreno da Costa

São Bernardo

Cartilha

Se você chama alguém de gordo, é preconceituoso. Se é magro demais e apelidado de Palito, é preconceito! Se você chama carinhosamente um amigo de Negão, não pode, é preconceito, pois o correto é afrodescendente! Agora inventaram o ‘preconceito linguístico'! Pasmem: a cartilha Por uma Vida Melhor, adotada pelo MEC, incentiva os alunos a falarem "nós pesca peixe", como exemplo. Os autores dizem querer aproximar os alunos da variedade da língua popular, e que ao serem avaliados, e não se levando em conta os regionalismos, os mesmos podem ser vítimas de ‘preconceito linguístico'! Se alguém entendeu, por gentileza avise-me, pois estou aqui estupefata ao me deparar com uma notícia dessa! Como é que alguém acostumado a escrever ou falar com a tal de ‘variedade da língua popular' vai fazer redação de vestibular ou mesmo participar de entrevista de emprego? Não é mais fácil ensinar o correto, com exemplos corretos sem envolver os regionalismos nessa fase? Afinal, trata-se de uma cartilha! Será que se falarmos e escrevermos corretamente acabaremos sendo rotulados de preconceituosos e, pior, atrás das grades? É um absurdo!

Lígia Bittencourt

São Bernardo

Trem-bala

Desde o aparecimento do homem na Terra que ele se depara com um problema: o da locomoção! Seja a pé, de carroça, marítima ou aérea. No Brasil, há uns 30 anos, se fala no tão decantado, vislumbrante e maravilhoso trem-bala, que sempre esbarra em problemas e mais problemas. Alto custo da obra, ambientais, tempo de execução, dentre outros. As autoridades não se entendem, uns são contra, outros a favor. A China fez o trem-bala em apenas três anos. Mas o gigante asiático é outra coisa! Alguns entendidos da matéria dizem que trem-bala não é coisa de país subdesenvolvido ou em desenvolvimento e que o Brasil não tem características de superpotência. Até o metrô aqui na maior cidade do Brasil, que era para ser construído nas proximidades da Avenida Angélica, foi cancelado. Enquanto nada dá certo, nós ficamos levando balas. E o pior é que não é bala de chupar não, é chumbo grosso mesmo.

Edson Rodrigues

Santo André

Palocci

Quero ser político, trabalhar no governo federal, para depois dar consultorias e ficar muuuiiito rica.

Tania Tavares

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;