Memória Titulo
Pedida preservação do portão da Louças Claudia

O pesquisador Everton Calício oficializou pedido junto ao Conprescs...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O pesquisador Everton Calício oficializou pedido junto ao Conprescs (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de São Caetano) para o tombamento (preservação oficial) do portão de entrada da Cerâmica Matarazzo.

O portão localiza-se à Rua Rio Branco, 370, bairro Fundação. Foi inaugurado em fins da década de 1970. O formato é idêntico aos portões de outras unidades Matarazzo, mas é o único que contém mosaico de pastilhas fabricadas na própria unidade, formando o brasão IRFM, com o dístico ‘Fides Honor Labor'.

Pelo portão adentrava-se à unidade Claudia, empresa criada em 1936 e que encerrou atividades em 1995, depois de 59 anos de atividades. Produziu louças e azulejos e, mais recentemente, pisos e azulejos.

O auge foi na década de 1950. Naquele tempo, produzia a tradicional louça Claudia e várias outras marcas fantasia, usadas em linhas diferenciadas de decoração. Dois exemplos: Desden e London, para jogos de rica decoração floral ou de frutas.

Everton Calício diz, em sua justificativa, que o portão foi o que sobrou da Claudia. Um marco da memória industrial da cidade. Concordamos. E pedimos a imediata abertura de um processo de tombamento, o que garantiria a manutenção do portão até uma decisão definitiva.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 17 de novembro de 1982 - Nº 5.058
Manchete - PTB e PMDB à frente na região; Montoro falará como governador eleito; Rio Grande da Serra elege Willian Valério Ramos (PMDB) como prefeito; Brandão dispara em Santo André; Celso Daniel em segundo
Cultura - A busca pelo teatro popular no Grande ABC.

EM 17 DE NOVEMBRO DE...
1957 - Inaugurado prédio do Hospital Nossa Senhora de Fátima, da Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano.
1977 - Ismael José Brustein escolhido o engenheiro emérito de 1977 pelo Clube de Engenheiros e Arquitetos do ABC.

HOJE
Dia Nacional de Combate à Tuberculose, Dia Internacional do Estudante e Dia da Criatividade.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: big band do saxofonista Hal McIntyre; cantores Tony Bennett e Lena Horne; amanhã: Homenagem ao pai dos cantores modernos, Bing Crosby. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - A história dos ‘Titulares do Ritmo', conjunto vocal. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: José Pereira de Souza e Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

QUÍMICOS (*)
460 - João Bazani, 34. Natural de Mogi Guaçu (SP). Residia à Rua B, 296. Operário.
461 - Amadeu Gomes, 33. Natural de Águas de Prata (SP). Residia à Avenida Príncipe de Gales, 668. Mecânico.
462 - Antonio Geraldo Morais, 34. Natural de Piracaia (SP). Residia à Rua A, 57. Operário.
(*) Trabalhavam na Rhodia.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

SANTOS DO DIA
Alfeu, Gregório Taumaturgo, Isabel da Hungria e Vitória.Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .
Ilustração - Ex-voto (3). Madeira pintada a óleo, 1917. Traz figura alusiva a milagre recebido. Procedente da capela da Fazenda São Matias ou da Feiticeira, Ilhabela (SP).
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

Presépios 
Memória recebeu, nesta semana, a primeira foto de um presépio, já que dezembro se aproxima. E veio da Diocese de Santo André, enviada pelo assessor de imprensa, jornalista Humberto Pastore.
Humberto lembra da campanha iniciada em anos anteriores pelo bispo diocesano, dom Nelson Westrupp, para que cada casa tenha um presépio.

Fizemos ao Humberto uma proposta, de imediato aceita, a de divulgar fotos dos presépios das nossas paróquias, a exemplo do que fizemos em 2011. As igrejas enviam as fotos dos seus presépios e nós faremos a divulgação. Semana que vem a gente combina melhor.

FALECIMENTOS

SIRIO BEGLIOMINI
(Pistoia, Itália, 10-5-1925 - Santo André 11-11-2012)

Sírio Begliomini foi um naturalista. Aprendeu a amar a natureza criança ainda, em Taquaruçu, reserva florestal de Mogi das Cruzes vizinha a Paranapiacaba e a Taiaçubepa. Foi ali que viveram seus avós. E para ali que os pais de Sírio, Giuseppe e Marinella, mudaram-se quando ele tinha 2 anos, em 1927, vindos diretamente da Itália a convite dos Begliomini que ali já estavam.

"O maior prazer dele era comprar sítios e preserva-los", conta a filha caçula, Marlene.

Sírio Begliomini foi um dos construtores da capela dedicada à Santa Luzia, em Taquaruçu. Ele, sua família, mais os Fanti e Pisaneschi, que anualmente celebram a missa dedicada a Santa Luzia, em 13 de dezembro, independentemente do dia da semana.

Casado com dona Domingas, o casal teve três filhos, Oscar, Dirlei e Marlene, sete netos e um bisneto. Sr. Sírio partiu aos 87 anos. Está sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. A missa de 7º dia será celebrada amanhã, às 18h, na igreja São José Operário, do Jardim Bela Vista. E a missa de 30 dias será em Taquaruçu, no Dia de Santa Luzia, a partir das 18h.

SANTO ANDRÉ
Ignez de Souza Maia, 91. Natural de Casa Branca (SP). Dia 11. Crematório de Vila Alpina.
Antonio Lavacca, 82. Natural da Itália. Dia 9. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Celsina Lopes, 70. Natural de Oriente (SP). Dia 12. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
José Benedito Filho, 47. Natural de Santo André. Dia 11. Cemitério Curuçá.
Darciene Rosendo do Nascimento, 41. Natural de Paulista (PE). Dia 9. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Enedina Nunes da Silva, 80. Natural de Urandi (BA). Dia 12. Cemitério Municipal de sua cidade natal.
José Gomes da Silva, 69. Natural de Caruaru (PE). Dia 12. Cemitério dos Casa.
Wesley do Nascimento Lima, 37. Natural de Ribeira do Pombal (BA). Dia 13. Jardim da Colina.

DIADEMA
Zezito de Amorim Freire, 49. Natural de Icarai de Caatiba (BA). Dia 10, em Santo André. Cemitério Municipal.

MAUÁ
Valdemiro Venâncio da Silva, 25. Natural de São Paulo (SP). Dia 11, em Santo André. Parque do Grande ABC.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;