Memória Titulo Memória
A tarde em que intelectuais ocuparam o Diário
Ademir Medici
22/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Era uma rica, linda com aqueles beiços largos, enquanto o Fernandes quarentão lá partia no ‘Ford’ (para) passar três, quatro dias na granja de Santo André.”

Cf. Mario de Andrade, ele mesmo, o grande intelectual paulista e brasileiro, no livro Contos Novos, publicado em 1947, após a morte do autor de Macunaíma, ocorrida em 1945. É a cidade de Santo André presente na obra do grande partícipe da Semana de Arte Moderna de 1922.

Foi assim. Sob a inspiração de Mário de Andrade, realizou-se ontem, no quarto andar do Diário do Grande ABC, a etapa de abertura do Encontro São Paulo de Literatura, comemorativo ao quarto aniversário da Editora Matarazzo. Marcado para começar às 14h, o escritor Wilson Jesus Thomas Dutra, vindo do Paraná, chegou ao meio-dia. Às 13h já estavam presentes os palestrantes, capitaneados pela jornalista Thais Matarazzo. Na sequência, foram chegando os demais, alguns dos quais presentes nesta foto.

Pelos próximos dias vocês verão todos os demais participantes, retratados individualmente. Verdadeiro intercâmbio entre intelectuais do Grande ABC, de seis das sete cidades – só faltou Rio Grande da Serra – e de outras paragens, em especial da quase aniversariante São Paulo de Piratininga. Expositores e assistentes com livros debaixo do braço. Livros impressos. Livros de papel. De folhear, de se empolgar, como empolgam os contos do Mário de Andrade.

O jornalista Evaldo Novelini, diretor de Redação do Diário – que desde o início deu a maior força ao evento –, fez a abertura. O jornal cumpriu seu papel histórico, de abraçar e prestigiar as boas causas. E literatura, história, memória, poesia, são as causas maiores nestes tempos de incertezas e preocupações.

Acompanhem Memória. A página tem muito mais a dizer deste evento paulistano, que começa no subúrbio querido que é o Grande ABC.

Interação com Facebook

‘Os comunistas no cemitério’

Na divisão do poder municipal na cidade de São Paulo – onde o PT conquistou a Prefeitura – o Partido Comunista Brasileiro ficou com o Serviço Funerário.

Da crônica de Diógenes Silva publicada pelo Diário em 22 de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 22 de janeiro de...

1919 – Falece, em São Paulo, Anália Franco, diretora da Associação Feminina Beneficente e Instrutiva do Estado de São Paulo. Tinha 62 anos, natural de Resende, no Rio de Janeiro. Fundadora da revista de educação feminina O Álbum das Meninas. Fundadora de asilos na Capital, Santos e várias cidades do Interior.

Nota – Anália Franco é nome de bairro na Zona Leste de São Paulo. Pelo obituário publicado nos jornais, a professora não tem grau de parentesco próximo aos Cardoso Franco que fizeram história em Santo André, apesar de algumas informações orais a respeito.

Resultados do futebol envolvendo equipes da região: União Operário, de Santo André, 1, Monte Alegre, da Capital, 4; 0 a 0 entre os segundos quadros; AA República, da Capital, 4, Corinthians de Santo André 22; 1 a 1 entre os segundos quadros.

Do noticiário do Estadão: a reconstrução da Bélgica; anunciada a constituição do Partido Popular Católico na Itália.

Do noticiário do Correio Paulistano: Londres, 21 – Um radiograma oficial alemão fornece detalhes sobre a nova Constituição da Alemanha. Foi formada uma república com os territórios do ex-império.

1969 – Polícia de Ribeirão Pires apreende caminhão com 100 milhões de cruzeiros em produtos contrabandeados.

1974 – Censura proíbe a peça Calabar, de Chico Buarque.

Diário há 30 anos

Domingo, 22 de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6969

Manchete – Congresso inicia amanhã (segunda-feira, 23) o exame do choque; em pauta, o Plano Verão, em sessão extraordinária

Grande ABC – Prefeitos defendem a aplicação financeira dos fundos públicos; ex-prefeitos também investiam recursos.

Santo André – Cerca de 30 famílias residentes em área de risco e em favelas, e que correm perigo de vida iminente, serão removidas para uma área da Prefeitura semiurbanizada. A localização desta área está sob sigilo para evitar invasões.

Comunicação – CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) suspende venda de telefones a prazo.

Santos do Dia

São Vicente, diácono (+304). O mártir mais célebre da Espanha e Portugal. 

Vicente Palotti

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 22 de janeiro:

Em São Paulo, São Vicente. O mais antigo município brasileiro, fundado em 1532. O navegador Martin Afonso de Souza é considerado o seu fundador.

Há registros de que esta primeira vila do Brasil já existia em 1502, que é o ano da passagem por ela do navegador Américo Vespúcio na sua viagem a Cananeia.

São Vicente faz divisa geográfica com o Grande ABC.

No Piauí, Bertolínia

No Ceará, Icapuí

Em Goiás, Quirinópolis

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;