Diarinho Titulo Fique informado
Notícias da semana - 31 de dezembro a 6 de janeiro
Da Redação
06/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
pixabay


DATAS ESPECIAIS
Calendário brasileiro de 2019 terá menos dias de folga

O calendário oficial de feriados federais que valem para o Brasil todo ao longo de 2019 foi divulgado. Em comparação a 2018, o número de dias de folga dos trabalhadores e estudantes será menor nesta temporada, principalmente pela falta dos chamados feriadões, quando é possível juntar algum dia comum próximo à data especial ao fim de semana, casos de segunda e sexta-feira. A ideia existe para realizar ‘emendas’ e aproveitar mais tempo de descanso.

A agenda nacional será aberta com o Carnaval, marcado para ocorrer entre os dias 4 e 6 de março. Também já estão marcados Sexta-Feira Santa (19 de abril) e Proclamação da República (15 de novembro), este último também caindo em uma sexta-feira.

Vale lembrar que a lista não inclui datas festivas estaduais e municipais, sendo que cada lugar conta com eventos especiais. No Estado de São Paulo, por exemplo, há o feriadão por conta da Revolução Constitucionalista de 1932 (9 de julho), a ser celebrada em uma terça-feira.

Outro momento esperado é o aniversário das cidades, que movimenta serviços e escolas locais. No Grande ABC, esse tipo de celebração agita Santo André (8 de abril), São Bernardo (20 de agosto), São Caetano (28 de julho), Diadema (8 de dezembro), Mauá (8 de dezembro), Ribeirão Pires (19 de março) e Rio Grande da Serra (3 de maio).

POLÍTICA
Jair Bolsonaro assume como presidente da República

O início de 2019 marcou o primeiro dia de Jair Bolsonoaro (PSL) como presidente da República. Ele venceu as eleições nacionais realizadas em outubro e tomou posse do novo cargo em cerimônia especial realizada na tarde de terça-feira, em Brasilia, Capital Federal.

Ao seu lado está Hamilton Mourão como vice-presidente, segundo cargo político mais importante do Brasil. Também tomaram posse os 22 ministros selecionados pelo atual presidente para cuidar de assuntos específicos, casos de Economia, Educação e Saúde.

Bolsonaro e Mourão terão compromisso de quatro anos de trabalho, encerrando suas atividades em 31 de dezembro de 2022, com possibilidade de segundo mandato por mais quatro anos.

BEBÊS
Enzo Gabriel e Maria Eduarda são os nomes mais populares

Os nomes mais populares entre os bebês brasileiros em 2018 foram Enzo Gabriel (com 18.156 meninos), e Maria Eduarda (15.760 meninas). As informações foram divulgadas pela Central Nacional de Informações de Registro Civil.

Detalhe que ambos são nomenclaturas compostas, com junção de duas ou mais identificações além dos tradicionais sobrenomes familiares.

Em recorte regional, os pais do Grande ABC da temporada passada mostraram preferência por nomear seus filhos como Miguel (580 bebês) e Alice (481 bebês).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;