Política Titulo Santo André
Há indícios de pagamentos da chefe de gabinete a Elian, diz MPF

Procuradora federal responsável pelo caso cita que verba seria retribuição pelo uso do gabinete

Por Fábio Martins
do dgabc.com.br
12/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Procuradora da República responsável pelo caso da vereadora Elian Santana (SD), de Santo André, Fabiana Rodrigues de Sousa Bortz apontou a existência de indícios de repasses suspeitos por parte da chefe de gabinete da parlamentar, Lucilene Aparecida Ferreira França, à própria Elian, o que sugere que a vereadora dava guarida para o esquema de fraudes detectadas no cadastro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Há indicativos de mensagens de celulares dos pagamentos feitos pela chefe de gabinete para Elian. Isso foge ao senso comum.”

“Quem recebe salário é a Lucilene (por ser servidora da Câmara). Por que ela está pagando a vereadora? A hipótese que se coloca na investigação é que isso (pagamentos) era retribuição por ela (Elian) franquiar o seu gabinete para as fraudes”, disse a procuradora.

Elian está presa desde 26 de novembro, no âmbito da Operação Barbour, por suposto envolvimento com organização criminosa que agia para efetivar aposentadorias ilegais por insalubridade – a quem não tinha direito ao benefício. A Justiça acatou, recentemente, solicitação do MPF (Ministério Público Federal) para reverter a detenção provisória em preventiva, por tempo indeterminado. Luciene, por sua vez, está solta, com tornozeleira.

Fabiana foi homenageada ontem na Câmara de São Bernardo, em solenidade sobre o Dia da Justiça. Questionada se havia participação direta de Elian sobre as fraudes no sistema, sustentou que “ela tinha conhecimento e se beneficiava em alguma medida por quanto dinheiro essa quadrilha conseguia (arrecadar) de segurados do INSS”. “Ela cedia o gabinete a duas pessoas da quadrilha para atender a esses clientes. Eles armazenavam dentro do gabinete, no armário da vereadora, caixa contendo requerimentos de aposentadorias, documentos fraudados.”

A PF (Polícia Federal) cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete e na residência de Elian. A investigação está sob sigilo parcial devido à abertura de documentos fiscais e bancários. A polícia tem até dia 25 para concluir o inquérito, oferecendo relatório ao menos parcial da apuração. A decretação de preventiva abrange ainda Vitor Mendonça de Souza, servidor da agência do INSS em Diadema e apontado na averiguação na função de responsável pela aprovação das aposentadorias ilegais, e Adair Assah, tido como intermediário do esquema. Lucilene, por sua vez, cumpre medidas cautelares, com tornozeleira eletrônica.

Com o andamento do inquérito, o MPF vai analisar o material e verificar se já oferece denúncia ou se pede novas investigações. “O que temos hoje são evidências. Mensagens que indicam que a funcionária dava dinheiro à vereadora e essa servidora se dedicava a fraudes e recebia parte das aposentadoria obtidas fraudulentamente.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;