Memória Titulo MEMÓRIA
Livros. Revistas. Presentes de Natal
Ademir Médici
11/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Olha o Natal aí, gente! Presentes? Livros e revistas. Vejam os últimos lançamentos que chegaram a esta página Memória. Tudo a ver com o Grande ABC, tudo a ver com a vida nossa de cada dia.

Para quem ama a liberdade
O jornalista, escritor e fotógrafo Hildebrando Pafundi (ex-Diário) relança Janela da Liberdade e Outras Histórias (segunda edição, ampliada e com desenhos para colorir, produção Coopacesso). E não é sem motivo que Pafundi dedica a obra à memória do escritor Monteiro Lobato, “criador de perenes obras literárias para crianças e adultos”.

Outro dia, a professora e jornalista Solange Dotto, que deu forma ao suplemento infantil do Diário, o valente Diarinho, declarou aqui em Memória que não é fácil escrever para crianças. Pafundi descobriu a fórmula, ele que se encaixa na galeria dos grandes nomes do jornalismo do Grande ABC.

Pafundi deu continuidade à sua carreira atuando n’O Estado de S. Paulo, sucursal do ABC, e registrou a transformação regional das nossas cidades cobrindo o dia a dia nosso desde os tempos da Folha do Povo até a assessoria de imprensa que prestou ao Consórcio Intermunicipal.

Agora, escritor assumido, participante de diversas coletâneas e autor de romances e livros de crônicas, Hildebrando Pafundi envereda pelos passos de Monteiro Lobato com esta Janela da Liberdade, que teve por certo influência, entre outros, do neto Guilherme, “que também joga bola no campinho e ama a liberdade”. Uma Janela, caros pais e avós, que lembra o próprio Diarinho, contando histórias e abrindo espaço para os desenhos dos pequenos leitores. Dê um exemplar ao seu filho, ao seu neto.
 

Contabilidade
Na década de 1950, quando o ABC, o futuro Grande ABC, percebeu que era preciso criar uma escola em nível superior de economia e deu início à Faeco (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas), estava também começando a formar pensadores e educadores da área. É o caso do professor Mituo Teramae, autor deste Manual do Contabilista Moderno para Sistemas Informatizado (Juruá Editora, Curitiba).

Os tempos mudaram. O computador alterou todas as regras e operacionalidades, e o professor Teramae, da escola vitoriosa da GE andreense, onde atuou entre 1958 e 1963, se atualizou e jamais deixou de se dedicar à construção da memória da veterana Faeco e à atualização do mundo acadêmico/contábil do Brasil.

Escreve Mituo Teramae: “Este livro tem por objetivo servir como um manual para contabilistas que trabalham em pequenas e médias empresas, bem como àqueles trabalhando em escritórios de contabilidade, que prestam serviços para muitas pequenas empresas, que têm a responsabilidade de definir um plano de contas para seus empregadores e clientes”.

Trata-se da terceira edição, 300 páginas de lições e conhecimentos, e o quarto livro do autor. Tal e qual o professor Carlos Galante, que de Santo André escreveu para o Brasil a sua Matemática Moderna, Mituo Teramae, o moço do Banco Noroeste, filial de Guararapes, optou pelo Grande ABC e daqui continua a colaborar nacionalmente na área que abraçou.
 

Em revista
A Fundação Pró-Memória de São Caetano lança o nº 58 de Raízes, a principal revista do Grande ABC, na especialidade, em todos os tempos. Em destaque, a vida e obra pública do prefeito Walter Braido, que, a partir da sua cidade, ganhou projeção regional e estadual, influente em inúmeras áreas do municipalismo.

Poesia temática
Cabeça Ativa chega ao seu nº 43 e abraça o tema ‘Bruxas e Fadas’. São pensamentos, versos, poemas, ‘tiradas’ de autores que vão de Carlos Drummond de Andrade ao cantor e compositor paulistano Walter Franco.
- Da obra de Drummond: “31 de outubro, dia das bruxas, por conseguinte dos bruxos também!... E ele nasceu neste dia... e ele se formou em farmacologia. Um alquimista, um químico em potencial, sua matéria-prima era a palavra. A palavra se agigantava e quase por magia, em sua alquimia, transformava palavras em poesia”.
- Um trecho musical de Walter Franco: “Onde há uma bruxa e um bruxo late um cachorro babucho”.
E muito mais.
- “Meu lado bruxa tantas vezes é fada. Meu lado fada gosta de brincar de bruxa” (André Rezende).
- “Como fada me chegaste com uma rosa na mão. Como bruxa me enredaste nas teias da ilusão” (Dartagnan Holanda).
- “Mas, se as bruxas têm tantos poderes – por que serão tão velhas, tão feias, tão pobres, tão sujas” (Mário Quintana).
- “A humanidade sempre teve medo de mulheres que voam. Sejam elas bruxas, seja elas livres” (Ailton Diego).
Cabeça Ativa. Contato: caixa-postal 156, Centro, São Vicente, SP. CEP 11.310-971; http://revistacabecaativa.blogspot.com .
Próximo tema: ‘Calçados’. Participe.

Fotos e poemas
Papel reciclado. Costelas Felinas. Foto-poesia de Cláudia Brino. Um desenho, um poema, outro desenho, outro poema. Qual escolher? A escolha é sua, Mauricio Silva, parceiro desta <CF160>Memória</CF> de todos os dias. Seguem-se: o desenho escolhido e a respectiva poesia:
Momento Deus
“Tirem-me o coração em uma sedação consciente. Raspem as paredes cardíacas, repintem as válvulas, coloquem curativos abstratos nos ventrículos. Rompam as artérias, criem coágulos de ilusão na aorta morta. Desprendam as cartilagens, retirem todo o ar. Depois transplantem, em mim, meu próprio coração. Coração oco e vazio gritando a primeira palavra.”
Contato: livroscostelasfelinas@gmail.com 

Em foco
Edição de novembro e dezembro do órgão oficial da Editora Matarazzo, desta incansável Thais Matarazzo. Em 12 páginas:
- Na capa, e internamente, a festa literária da ilha de Paquetá, na Baia de Guanabara.
- O sarau literário do Centro Histórico e Cultural Mackenzie.
- O centenário de Urupês, de Monteiro Lobato.
- Regente de Sonhos, livro novo da Thais.
- Geraldo Nunes, na coluna <CF160>São Paulo de Todos os Tempos</CF>, percorre as ruas e memórias do bairro do Cambuci e relata: “O Cambuci guarda consigo, além das nossas nostalgias, muitas outras histórias citadas pelos que moram na Rua dos Pescadores ou na Barão de Jaguara. Nelas também, antigas casas de paredes gastas pelo tempo, mantêm impregnadas outras ‘nostalgias das bahias’ como as citadas por Mário de Andrade, em 1922”.

Interação com Facebook
 

‘Uma história quase natalina’
 

O pedreiro José Vicente é um dos invasores de um conjunto habitacional em Guaianases, bairro da periferia da cidade de São Paulo.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 11 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 11 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6933

Manchete – São Caetano terá IPTU de 200%; Mauá não altera
A maioria das prefeituras do Grande ABC vai aumentar o Imposto Predial e Territorial Urbano em 1989, entre 650% e 1.000%, percentuais aproximados aos da inflação acumulada em 1988, que ultrapassa os 700%.
 

Em 11 de dezembro de...

1918 – Gripe espanhola registra 20 mortes em São Paulo.
De um comentário do Estadão: “Na epidemia da gripe houve só um herói: o povo paulista, que ela martirizou, mas que soube arrancar do próprio martírio a energia com que rapidamente a venceu”.
- A Conferência da Paz (Paris UP): “O presidente Wilson não é somente o chefe do Executivo norte-americano, mas também o símbolo vivo da nova política mundial, fundada sobre a sua nova escola de democracia. A sua chegada aqui está despertando um entusiasmo delirante”.
 

Hoje

- Dia do Engenheiro
- Dia do Tango, em alusão ao nascimento do cantor Carlos Gardel, ocorrido nesta data, do ano 1890, em Toulouse, França.

Santos do Dia

- Dâmaso nasceu em Guimarães, Portugal, em 305. Era irmão de Santa Irene. Sucedeu ao papa Líberio e governou a Igreja de 366 a 384. Considerado o papa baluarte da Igreja primitiva.
- Hugolino Magalotti
- Pedro de Sena

Município Paulista

- Duartina. Elevado a município em 1926, quando se separa de Piratininga.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;