Internacional Titulo
Nacionalistas vencem eleições no País Basco
Do Diário OnLine
14/05/2001 | 12:12
Compartilhar notícia


Uma coalizão do Partido Nacional Basco (PNV) venceu as eleições no País Basco neste domingo, elevando para 33 o número de cadeiras no parlamento. Anteriormente, o PNV possuía 27 cadeiras.

Já o Euskal Herritarrok (EH), partido radical de esquerda, que apóia o grupo separatista ETA, perdeu sete das 14 cadeiras que possuía no parlamento.

Os diversos ataques do ETA, que provocaram 29 mortes, para estabelecer um Estado independente nas regiões bascas ao Norte da Espanha e ao Sul da França, prejudicaram a imagem do EH durante as eleições.

Aproximadamente 2,2 milhões de pessoas, 78% da população, votaram neste domingo.

No sábado, uma bomba explodiu em Madri e deixou 14 feridos. Mas, durante as eleições não foram registrados ataques.

O PNV deve formar aliança com os socialistas, que obtiveram 13 cadeiras no parlamento, para obter a maioria necessária para governar o país. O PNV só se aliará ao EH se este parar de apoiar o ETA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;