Setecidades Titulo Criminalidade
Registros de homicídio têm alta pelo segundo mês seguido

Grande ABC contabilizou 14 vítimas fatais em setembro contra 11 óbitos observados no mesmo período de 2017

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
26/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo ABr


 Pelo segundo mês consecutivo, municípios do Grande ABC apresentaram alta no número de vítimas de homicídio. Na contramão à queda do número de casos registrados na Capital e no Estado em setembro, a região teve crescimento de 27% no crime em comparação com o mesmo período do ano passado. Passaram de 11 para 14 as ocorrências, segundo estatísticas criminais da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo.

No mês de agosto, os registros haviam subido 20% na comparação com o mesmo mês do ano passado – de 15 casos, em 2017, para 18 neste ano.

De acordo com o levantamento atual, Santo André e São Bernardo foram as duas cidades que viram o número de casos crescerem em seus territórios (veja arte abaixo).

Embora destaque, de modo geral, que grande parcela dos casos trate-se de vítimas de brigas registradas em bares e residências, o comandante do CPA-M/6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), na região, coronel Ronaldo Gonçalves Faro, afirma ter ligado o sinal de alerta na corporação intensificando, inclusive, as operações que tem como foco a preservação da vida. “Foi nosso único indicador criminal a apresentar alta. Por esse motivo, temos nos reunido com prefeitos da região, como foi o caso do chefe do Executivo de Santo André (Paulo Serra, PSDB), justamente para traçar ações para diminuir os números”, explica.

Uma das ações discutidas por ele seria a restrição do horário de atendimento de bares localizados em pontos vulneráveis, ou seja, áreas onde existem conflitos constantes conforme dados da própria Polícia Militar. “É uma medida que temos colocado na pauta”, pontua.

Apenas Diadema possui legislação vigente a respeito do assunto. Na cidade, a Lei de Fechamento de Bares determina que os estabelecimentos baixem as portas às 23h.

 

QUEDA

Assim como ocorreu no último mês, dados da Secretaria da Segurança Pública mostram que a região manteve a queda em indicadores como roubo e furto de veículos.

A maior redução foi observada no roubo de veículos. Caiu de 846 para 648 registros – 23,40%. No caso do furto de veículos, o recuo foi de 9,62%.

Na avaliação da Polícia Militar, a redução dos indicadores demonstra que ações integradas realizadas pela corporação nos sete municípios têm surgido efeito positivo. “São operação que têm nos ajudado a recuperar veículos e, consequentemente, a coibir a realização desses delitos”, afirma o comandante da PM.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;