Diarinho Titulo Saliva
Por que a comida azeda quando voltamos a colher já usada ao pote?

Trabalho de enzima especial presente na boca ativa o início da digestão

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
14/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


A comida fica azeda quando voltamos a colher usada para o pote – ou para a panela, prato e qualquer recipiente onde esteja o alimento a ser servido – por conta da saliva existente na boca. A substância contém a ptialina, tipo de enzima também conhecida como amilase salivar, produzida nas glândulas salivares e atuante inicial do processo digestivo químico que quebra as moléculas de amido dos alimentos. É o contato dos ingredientes com a saliva que inicia essa pré-digestão quase que de maneira imediata, gerando o ‘azedar’ com o passar do tempo.

O mesmo princípio ajuda a explicar os motivos de não se beber nada do gargalo de, por exemplo, refrigerantes, iogurtes e sucos. As embalagens maiores são feitas para que grupos de pessoas possam dividir o produto, com ele podendo ser guardado para consumo futuro. A limpeza dos utensílios sujos deve ser lembrada sempre com o intuito de se aplicar o mínimo de higiene na produção e manipulação de alimentos.

Outra grande parte do processo de deterioração da comida passa pela proliferação de micro-organismos, que ocorre constantemente no ar em todos os ambientes ao nosso redor e dentro de cada um.

É uma ação muito rápida para que as bactérias se espalhem e, consequentemente, também encontrem moradia nos alimentos, sendo contaminados nos poucos segundos em que a colher que entrou em contato com a boca (já infectada, mesmo que achemos que esteja limpa) volte para o pote em questão atrás de mais itens. Não demora para que tudo comece a estragar e fique com visual e gosto ruins, não sendo mais consumido.

Esses seres microscópicos são responsáveis por estragar as comidas. Eles vivem a procurar condições favoráveis, a exemplo de temperatura adequada e tempo suficiente, para se reproduzirem, principalmente nos alimentos. Os itens contaminados podem gerar a chamada intoxicação alimentar, ou seja, ingestão de ingredientes prejudiciais ao corpo capaz de gerar vômitos, dores abdominais, cólicas, diarreia ou febre. Crianças e idosos são mais afetados pela complicação, tendo que ser examinados por um médico em casos mais sérios.

A língua é capaz de identificar quatro sabores: doce, salgado, azedo e amargo. O gosto apimentado acaba sendo a mistura dos tipos básicos já existentes

Consultoria de Edeli Abreu, docente do curso de Nutrição do Complexo Educacional FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;