Política Titulo Foi indeferido
Tenho convicção que serei mais um deputado da região, diz Orosco

Votos do pedetista não foram calculados, mas ex-secretário de Mauá celebra desempenho

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
09/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Ex-secretário de Obras em Mauá, José Carlos Orosco Júnior (PDT) disse ter “convicção” de que conseguirá reverter a impugnação de sua candidatura a deputado federal e que os 30.665 votos que recebeu serão suficientes para torná-lo como mais um quadro do Grande ABC a sair vitorioso nas urnas no domingo. A região elegeu oito representantes nos Legislativos – dois federais e seis estaduais.

“A minha vitória é absoluta, não tem essa de ter cautela (com os resultados). Tenho a convicção de que sou mais um deputado eleito do Grande ABC”, afirmou Orosco, que no domingo comemorou o que garante ser sua vitória com festa e fogos de artifício.

A candidatura do pedetista a deputado federal foi impugnada pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), a pedido da PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo). O motivo foi o mesmo que barrou seu projeto a vereador na eleição municipal de 2016: doação eleitoral acima do teto permitido pela legislação em campanhas passadas. O pedetista acredita que vai reverter a decisão no julgamento de recurso no próprio TRE-SP. “Só se o juiz não quiser. Não existe nada na lei eleitoral que possa indeferir minha candidatura, por eu ter declarado (doação de) valor expressivo, com recursos meus, fruto do lucro da minha empresa. Não tem dispositivo na lei que impeça isso”, defendeu.

CÁLCULO
Como a candidatura de Orosco ainda estava impugnada, com recurso, no domingo, os votos que recebeu foram computados, porém excluídos do cálculo feito pela Justiça Eleitoral para distribuir as cadeiras aos partidos, de acordo com o quociente eleitoral. Sem levar em consideração o desempenho do ex-secretário, o PDT elegeu apenas um nome pelo Estado de São Paulo: Tabata Amaral, que recebeu 264.450 votos. Orosco vem em segundo no ranking entre os mais votados do partido no Estado.

Para a Câmara dos Deputados, o Grande ABC reelegeu Alex Manente (PPS) e Vicentinho (PT); para a Assembleia Legislativa, elegeu Thiago Auricchio (PR), Carla Morando (PSDB), Márcio da Farmácia (Podemos), Coronel Nishikawa (PSL), além de reeleger Barba e Luiz Fernando (ambos do PT). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;