Automóveis Titulo Falta de combustível
Falta de combustível? Conheça os riscos da pane seca

Dependendo do modelo do veículo, o nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros

Por Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
04/06/2018 | 10:18
Compartilhar notícia


Com a falta de abastecimento,  muitos motoristas têm lidado com o risco de sofrer uma pane seca enquanto rodam pela cidade. Para auxiliar os condutores, o Cesvi Brasil/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) preparou algumas dicas que podem ajudar o condutor a evitar possíveis prejuízos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

De acordo com Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil/Mapfre, a pane seca ocorre quando o veículo roda por muito tempo e consome todo o combustível presente no tanque. “Isso acontece porque a bomba de combustível deixa de ser refrigerada. Isso significa que o tanque não tem liquido o suficiente para manter a temperatura da bomba e, aos poucos, ela vai superaquecendo e impedindo o funcionamento correto do veículo”,  afirma.

Outro ponto importante citado pelo especialista é que a reserva do veículo não é um reservatório à parte. “Existe um sistema de boia e um variador de resistência dentro do tanque, que alerta o motorista sobre quantidade de etanol, gasolina ou diesel presente no veículo. Além disso, dirigir com o ponteio na reserva pode mandar sujeira para o sistema de injeção”, conta.

Dicas para evitar a pane seca

  • Fique alerta ao painel. O nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros, dependendo do modelo do veículo.
  • O ideal é de que o motorista mantenha o nível de combustível próximo ou acima do ¼ do volume do tanque do veículo.
  • Confira no manual do proprietário quantos litros cabem no tanque de combustível do seu veículo.
  • Evite ficar na reserva.

LEIA MAIS: Gasolina ou Etanol: saiba qual combustível é melhor para seu carro flex
Youtuber abastece carros com Coca-Cola, uísque e alvejante; veja o resultado

Pena seca rende multa 

O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 130,16 ao carro que parar na via por falta de combustível, além da remoção do veículo e quatro pontos na carteira. Porém, vale lembrar que a penalidade está suspensa desde a última quinta-feira, 24, em São Paulo, devido a paralisação dos caminhoneiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;