Esportes Titulo
Campeão em 2010, Puyol diz que Neymar está muito bem no seu novo papel de líder
Por
30/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A sorte (ou azar) do Brasil no sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018 pode estar nas mãos do espanhol Carles Puyol. O ex-jogador do Barcelona foi um dos escolhidos pela Fifa para fazer parte da escolha das chaves do Mundial nesta sexta-feira. Antes de desembarcar em Moscou, o campeão do mundo em 2010 falou com o Estado e afirmou que Neymar tem tudo para ser o melhor jogador na Rússia. "Ele está muito bem no seu novo papel de líder do Brasil e já demonstrou seu potencial nas Eliminatórias", disse.

Qual é a sua opinião sobre o futebol atual? O aspecto físico é mais importante que o talento?

No futebol não vale ter só talento ou uma ótima forma física. Cada jogador tem habilidades diferentes. Na minha opinião, todos os jogadores que tiveram êxito têm grande força mental, que se traduz, por exemplo, em capacidade física, gestão da pressão e estresse, gestão de emoções e capacidade de não perder o foco e reconhecer seus pontos fortes e limitações. Minha experiência me diz que talento e força física devem estar de mãos dadas.

Quem é o favorito para ser o melhor jogador da Copa do Mundo de 2018?

Esta Copa vai reunir muitos jogadores em grande momento esportivo. Tudo dependerá de como eles terminarão a temporada em seus respectivos clubes. Agora mesmo, Messi está um passo acima de todos os outros. Ele já foi o melhor jogador da última Copa e não seria incomum repetir esse feito. Messi continua evoluindo e surpreendendo. Neymar também está fazendo um ótimo ano no PSG. Ele está muito bem no seu novo papel de líder do Brasil e já demonstrou seu potencial nas Eliminatórias. Cristiano Ronaldo e Suárez também estarão bem, mesmo que suas seleções sejam menos favoritas.

Quais são as equipes favoritas para vencer a Copa?

Em uma competição desse tipo, é difícil prever um ganhador. Existem muitos candidatos e cada um deles tem um ponto forte. Creio que os favoritos são Brasil, Espanha, França, Alemanha e, também, a Argentina. Embora tenham se classificado no último jogo, eles têm Messi, um jogador que faz a diferença e que quer um dos grandes títulos do futebol, e que lhe falta. Depois, há um segundo grupo forte, com Inglaterra e Portugal.

Você acha que alguma seleção pode surpreender?

Sempre há surpresas. Eu vejo de maneira positiva que seleções menos usuais cheguem à fase final. Elas trazem ar fresco para a Copa e fazem os fãs mais neutros se identificarem com uma equipe. Em 2014, Costa Rica e Colômbia desempenharam um papel excelente. No ano que vem, na Rússia, seleções como Bélgica e Croácia podem ser as revelações por seu grande potencial. Temos também a Islândia, que já surpreendeu na Eurocopa.

Você acha que a Copa da Rússia será capaz de apresentar inovações táticas?

Certamente terão seleções com táticas diferentes ou que implementarão algumas nuances, como jogar na defesa com três ou cinco jogadores ou incluir mais atletas no meio de campo. Tudo depende de como os treinadores se adaptarão aos jogadores. Será interessante ver como isso se desenvolverá e como as equipes se prepararão. Todos os treinadores hoje em dia estão preparados, conhecem os rivais e sempre preparam surpresas.

Por que a Espanha foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo de 2014?

No Brasil, havia muita expectativa de conquista do título pela Espanha, depois de o time ter vencido uma Copa e duas edições da Euro. Em um Mundial, você deve reunir muitos fatores para ganhar. Você depende dos seus melhores jogadores e que todos cheguem ao seu melhor fisicamente. No caso da Espanha, os jogadores mais importantes chegaram à Copa com grande carga de partidas ou depois de lesões. Cair na fase de grupos como favorito foi um golpe muito duro.

Quais são as chances de a Espanha vencer a Copa de 2018?

A Espanha é uma das favoritas, mas ainda falta muito. É importante ver como os jogadores chegarão à Copa após uma longa temporada. A Espanha tem hoje um bom grupo que mescla jogadores jovens, com fome e entusiasmo, e atletas experientes, que já sabem o que é ser campeão mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;