Palavra do Leitor Titulo
Smart TV, e-commerce e mídias digitais

Smart TV, connected TV ou hybrid TV é como são chamados os novos aparelhos...

Dgabc
19/06/2012 | 00:00
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Artigo

Smart TV, connected TV ou hybrid TV é como são chamados os novos aparelhos que integram TV com internet, que possibilitarão aos telespectadores maior controle sobre o conteúdo que irão assistir e interação com os programas e com as campanhas publicitárias (assim como já acontece hoje na internet, onde buscamos o conteúdo que nos interessa).

A convergência entre estes dois meios abdica muito mais do conceito antigo de televisão (programação aleatória e comunicação unilateral) e absorve muito mais as características de interação da internet 2.0. Se considerarmos a rápida popularização dos smartphones, é um produto que estará em boa parte das residências brasileiras em pouquíssimo tempo. A geração ‘Z' ajudará a acelerar essa migração e grande parte de pessoas da geração ‘X' (principalmente das classes C e D), que ainda veem o conceito antigo de TV como referência em comunicação, cada vez mais se aproximará da internet e do mundo on-line.

Um dos sinais disso é a chegada da Netflix ao Brasil (considerada o bicho-papão das emissoras de TV), que oferece locação de vídeos pela internet e chega a representar em alguns horários mais de 20% de todo o consumo de banda larga dos Estados Unidos. Mas o que na prática isso interfere no comércio eletrônico? Tudo.

Primeiro, pela possibilidade de interação do telespectador, as campanhas publicitárias darão certamente maior direcionamento para as lojas virtuais, que permitirão que o cliente assista uma propaganda de TV e efetue a compra ali mesmo pelo controle remoto através do site de comércio eletrônico da empresa. Com isso, os negócios on-line terão ainda maior relevância nas empresas. A TV passará a ser forte aliada dos sites de e-commerce. Hoje temos presença tímida de players de e-commerce na TV, devido aos altos custos de veiculação e as escassas possibilidades de mensuração nesse meio.

Com a smart TV, será inevitável uma mudança da remuneração e perfil dos veículos e das agências. Afinal, estamos caminhando para a ‘internetização' da TV, o mais poderoso meio de comunicação de massa. Por isso tudo que está por vir, será preciso quebrar a barreira existente hoje entre on-line e off-line. E cada vez mais fazer e entender publicidade on-line não será apenas uma escolha.

Francisco Cantão é diretor da Proxy Media.

Palavra do leitor

Instituto Carvalho

Após o rompimento do contrato com a Prefeitura em 20 de março de 2012, Sirlei Lopes de Carvalho, dona do Instituto Carvalho, junto de outro, conhecido por Júnior, continuam com a trama. Contratada em março de 2010, com repasse de R$ 18 milhões por ano, pagos pela administração andreense mensalmente, esse pessoal continua sendo investigado no MP. Enquanto o MP Investiga, o tempo passa! Ela sabe que não pode ser atingida, tem certeza e quase a garantia da impunidade! Com tudo isso ela ganha tempo e rendimentos com esse tipo de coisa. A dona Sirlei Lopes de Carvalho é uma velhinha que chega a dar dó! Por isso, tem de ser ajudada por outro mais novo (gerente de RH), o Júnior.

César Augusto Pegoraro

Santo André

CPI do Cachoeira

Adiadas as convocações de Fernando Cavendish (Delta Construtora) e Luiz Antonio Pagot, do Denit (voluntário em pôr a boca no trombone) pelo front de batalha em defesa do PT e sua base de cumplicidade. Ou seria base aliada? O vitimado povo brasileiro pôde assistir no dia 14 a uma das maiores exposições de covardia, medo e flagrante pela omissão promovida pelos parlamentares que querem, torcem e lutam para que essa ‘cachoeira de propinodutos' naufrague em suas águas contaminadas pela vergonha e impunidade. A mulher do bicheiro Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, numa exposição ingênua, simplista e hilária teria dito: ‘Meu marido só está preso porque foi se envolver com políticos corruptos'. Isso explica o porquê de destinarem somente 5% do PIB nacional para a carente Educação!

Cecél Garcia

Santo André

Na calada...

Vejo com muita estranheza aumentarem de 21 para 28 vereadores em São Bernardo. Fazem na surdina, usando um tal de regime orgânico financeiro. Isso é no mínimo ridículo e vergonhoso! Por que os senhores, quando lhes interessam para ganhar voto, vêm à população e fazem pesquisa de opinião, e quando é de interesse exclusivo do senhores, aprovam na surdina?Por que os vereadores não vêm aos meios de comunicação e prestam contas de sua gestão? Já não fazem nada para a população de São Bernardo e ainda para garantir a reeleição aumentam o número de vereadores. Vergonhoso, senhores vereadores!

Guilherme J. Ster

São Bernardo

Paulo Maluf

Deputado Paulo Maluf e PP: quem os viu e agora quem os vê, coligados com o PT para a campanha municipal paulistana. Os atos lhes condenam, que vergonha! Dessa maneira será difícil para os paulistanos escolher quem é o pior! Estou entendendo porque os eleitores erram na escolha dos seus representantes políticos, não há escolha viável na política brasileira. Para o bem do Brasil, precisamos mudar urgentemente o método de escolha de candidatos, eliminando os malfeitores e corruptos que emperram o País.

Benone Augusto de Paiva

Capital

Pibinho

Consumidor inadimplente no segmento de cartão de crédito chega a 27%. Se considerarmos atrasos de 15 a 89 dias, o tombo é maior, 38,8%, o que deixa rombo de R$ 14,6 bilhões nos bancos. Essa é a real fotografia do motivo de o PIB no primeiro trimestre de 2012 ter avançado somente 0,2%. Mas Dilma, sem se importar com a perigosa inadimplência, demonstra estar fora da realidade e teima em dizer que o trabalhador brasileiro pode comprar mais carros, eletrodomésticos etc. A difícil situação da nossa economia exige mais seriedade do governo, que precisa interromper como faz só discursos demagógicos.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Por votos

Dá para imaginar Lula, Erundina e Maluf de mãos dadas, braços estendidos, sorriso cínico, no mesmo palanque, pedindo votos para Haddad. Triste a nação em que se vende a história pessoal por alguns votos.

Luiz Nusbaum

Capital




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