Internacional Titulo
Caricom quer mediar conflito entre Guiana e Suriname
Por Do Diário do Grande ABC
03/07/2000 | 11:55
Compartilhar notícia


As autoridades governamentais das 15 ilhas que integram a Comunidade do Caribe (Caricom), discutirao esta segunda-feira, em sua agenda de integraçao política, a mediaçao sobre a demarcaçao do mar territorial entre Guiana e Suriname, anteciparam líderes do encontro.

James Mitchell, Primeiro-Ministro de Sao Vicente e Granadinas, naçao onde será realizada a XXI Cúpula dos chefes de Estado da Caricom, disse aos jornalistas que espera que ``o problema seja resolvido positivamente'.

Em 3 de junho passado, uma disputa limítrofe entre Guiana e Suriname - que data desde o século XVIII - cuja fronteira foi demarcada posteriormente por uma comissao das Naçoes Unidas (ONU), ressuscitou quando barcos da marinha do Suriname invadiram o mar territorial vizinho.

No centro da disputa está a empresa canadense CGX Energy Inc, que desde 1998 explora petróleo na regiao, sob concessao do governo da Guiana. A empresa teve suas operaçoes suspensas enquanto o problema nao for solucionado.

O atual presidente do Suriname, Jules Wijdenbosh, que ordenou às embarcaçoes de sua marinha que ocupassem o mar territorial delimitado pela ONU, propôs há duas semanas a promoçao de um encontro de cúpula com seu colega da Guiana, Bharrat Jagdeo, para chegar a um acordo.

No entanto, Jagdeo se negou a participar de uma negociaçao enquanto o Suriname nao retirar as embarcaçoes da Marinha e nao reconhecer o direito da concessao da Guiana à CGX Energy.

``Gostaria que encontrássemos uma resposta para este problema (...), mas asseguro que isso vai depender das delegaçoes da Guiana e do Suriname', disse à AFP o secretário-geral da Caricom, Edwin Carrington.

Por sua vez, Mitchell afirmou que, em relaçao à organizaçao caribenha, o mais preocupante sao os níveis das economias dos dois países e suas ``urgentes necessidades' de progresso.``Queremos fazer o que pudermos em benefício dos povos dos dois países, Suriname e Guiana', concluiu Mitchell.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;