Economia Titulo Consumo
Liquidação agrada, mas desconto fica longe de 70%

Em média, reduções chegaram a 40%, em
itens como panela de pressão e ventilador

Gabriel Fernandes
Especial para o Diário
07/01/2017 | 07:25
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Marina Brandão/DGABC


Em tempos de crise como a que o País atravessa, liquidação com descontos de até 70% soa como água no deserto. Centenas de consumidores madrugaram em filas do Magazine Luiza da região, a fim de aproveitar para adquirir eletrodomésticos e eletroeletrônicos a preços mais acessíveis. No entanto, a média de reduções encontradas pelos clientes que conversaram com a equipe do Diário foi de até 40%, sendo, na maioria, panela de pressão. A promoção agradou, mas os clientes esperavam por abatimentos maiores a fim de poder voltar para casa com mais itens.

A desempregada Edna Magalhães Alcântara, 63 anos, chegou em torno de 16h de quinta-feira na loja de Santo André situada à Rua General Glicério. Edna estava junto do neto, Gustavo, 15, e eles foram os primeiros a entrar. Ela disse ter ficado satisfeita com a compra de geladeira, micro-ondas e duas panelas de pressão, porém, não adquiriu o fogão, como havia planejado. “Gastei um pouco acima dos R$ 2.000 que havia projetado (R$ 2.370), mas saio satisfeita, apesar de não ter gostado das opções de fogão que eles oferecem por aqui”. A geladeira, que custava R$ 1.399, saiu por R$ 1.090, desconto de 22%.

Quem teve de trocar a escolha foi o neto de Edna. Gustavo esperava adquirir um Samsung Galaxy J3, mas acabou desistindo, após ver o preço do modelo. “Pensei que estava mais barato, optei pelo Lenovo C2 (R$ 600) porque foi o que dinheiro deu. Mas não fico triste, o que importa é que agora tenho um celular novo.” O aparelho da Samsung estava disponível em R$ 899.

O garçom Francisco Assis, 31, chegou às 5h30 de ontem na fila de unidade da rede em São Caetano, na Rua Manoel Coelho, e conseguiu apenas comprar um colchão, que de R$ 790 saiu por R$ 569 – redução de 28%. Ele esperava por desconto maior, e também reclamou do custo dos celulares. “O preço baixou um pouquinho, mas ainda continua caro. Tenho pesquisado muito antes de comprar. Nesses tempos de crise e desemprego não podemos gastar muito dinheiro com uma coisa só.”

A recepcionista Aline, 31, e seu marido, Victor Costa, 35, mecânico, queriam pagar até R$ 999 em uma TV, mas encontraram por R$ 1.199. O desconto foi de 25%, já que o aparelho custava R$ 1.599.

Os produtos que apresentaram os maiores abatimentos foram panela de pressão, de 40%, ao passar de R$ 99 para R$ 59. Ventiladores estavam com redução de 36,6%, caso de modelo que de R$ 109,90 saía por R$ 69,90, e 34% em outro, menor, que de R$ 59 passou a R$ 39.

DESISTÊNCIA - A autônoma Maria Lucimar, 50, chegou às 7h e ansiava pela compra de um celular para o filho, mas a fila já estava virando a rua, então desistiu. “Deveria ter chegado antes, agora vou tentar comprar pela internet, pois tenho compromisso às 8h, não posso ficar aqui.”

O ajudante geral Gelson Martins, 38, também estava com pressa e desistiu, para não chegar atrasado no trabalho. “Vou tentar comprar algo no site da Casas Bahia, já que lá também tem liquidação, que vai até domingo (amanhã).”

Pouco antes da abertura das lojas, às 6h, os funcionários distribuíram senhas para todos que estiveram na fila. A promoção durou até acabarem os estoques, apenas ontem.

O Magazine Luiza realiza sua liquidação anual desde 1994, sempre no início do ano. A rede possui nove lojas em cinco das sete cidades da região – apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não possuem unidades – e, deste total, seis unidades receberam a promoção, as outras três, por serem situadas dentro de shoppings (Diadema, Mauá e São Bernardo), seguiram o horário dos respectivos estabelecimentos.

De acordo com o gerente de vendas da unidade de Santo André, Ricardo Viana de Souza, a expectativa da rede é alcançar o melhor resultado de sua história em razão da economia feita pelos consumidores em 2016 – ano em que a crise esvaziou as lojas.


Outras duas redes ‘emprestam’ estratégia


Duas redes varejistas ‘emprestam’ estratégia do Magazine Luiza e lançam mão de saldões. O grupo Via Varejo, detentor das Casas Bahia e do Ponto Frio, também abriu as portas ontem, às 6h, mas estende sua liquidação até amanhã.Nas lojas físicas, o horário de abertura hoje será às 8h30. As unidades localizadas em shoppings seguem o horário normal. As promoções também se estendem ao site.

Questionados pela equipe do Diário, muitos consumidores, no entanto, demonstraram não saber que as marcas da rede fariam liquidações também, no mesmo dia. À exceção do casal Aline e Victor Costa, que aproveitou para passar no Ponto Frio também e levar para casa um fogão.

Uma das ofertas do grupo ontem era ventilador a partir de R$ 49 e smartphone Samsung Galaxy J1 por R$ 499.

O saldão da Leroy Merlin promete descontos de até 70%, tanto nas lojas físicas como no site, até domingo.

Do total das vendas, a rede diz que 5% serão doados a instituições sociais, sendo 2% destinados à entidade local do entorno, escolhida pela loja, e 3% à Fundação Gol de Letra, dirigida pelo ex-jogador de futebol Raí. 




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