Política Titulo Comando da Casa
Com PR, oposição derrota Auricchio e Pio ganha presidência

Peemedebista conta com votos da oposição para triunfar; Suely Nogueira foi voto de minerva

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Com apoio dos dois vereadores do PR de São Caetano, Ubiratan Figueiredo e César Oliva, os parlamentares eleitos pela base do ex-prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) abocanharam maioria dos votos, derrotaram o chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PSDB), na disputa pela presidência da Câmara e emplacaram a vitória de Pio Mielo (PMDB), por dez votos a nove.

A disputa foi acirrada. Até sábado, véspera da posse, os dois grupos disputavam a adesão no voto a voto. No grupo de Auricchio, três vereadores reivindicavam a candidatura à presidência: Marcel Munhoz (PPS), Edison Parra (PSB) e Tite Campanella (PPS). Esse último nome surgiu já no fim de semana, como forma de tentar equilibrar a briga interna entre Marcel e Parra.

Porém, nada saiu como planejado. Cientes de que o PR, que até então garantiu que lançaria chapa própria, fecharia com os oposicionistas, os aliados de Auricchio tentaram manobra e inscreveram chapa com a peemedebista Suely Nogueira como presidente e Parra na vice-presidência, com objetivo de abocanhar o voto da parlamentar e desfalcar a vitória da oposição. A tentativa foi em vão e Suely deixou de votar em si própria para declarar voto em Pio, garantido maioria ao correligionário.

Apesar de o parlamentar ter sido fiel ao governo Pinheiro no Legislativo – trocou, inclusive, o PT pelo PMDB para disputar a reeleição –, Pio negou taxar sua vitória como triunfo da oposição. O peemedebista frisou que sua gestão no biênio 2017-2018 será de “independência e diálogo com Auricchio”.

“Foi uma manobra (dos governistas), respeitamos, mas em nenhum momento colocamos em dúvida (a vitória). Foi uma chapa construída com dez nomes. Fico feliz pelo fato de a Suely ter sido lembrada e por ter sido fiel ao projeto”, comemorou Pio.

A chapa arquitetada pelos governistas teve adesão dos cinco vereadores do PSDB (Eduardo Vidoski, Olyntho Voltarelli, Marcos Fontes, Ricardo Andrejuk e Daniel Córdoba); dos populares-socialistas Marcel e Tite; de Edson Parra e de Caio Funaki (PEN). Já o grupo vitorioso contou com a adesão de Seraphim e Maurício Fernandes (ambos do DEM); Chico Bento e Jander Lira (ambos do PP); Moacir Rubira (PRB), dos três peemedebistas Pio, Suely e Sidão da Padaria, além dos dois vereadores do PR.

A mesa diretora também será composta por Ubiratan Figueiredo (vice-presidente), Mauricio, Rubira e Fontes, como primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;