Internacional Titulo
Saddam Hussein prepara sucessao de seu filho
Do Diário do Grande ABC
29/03/2000 | 09:34
Compartilhar notícia


A entrada no Parlamento do filho mais velho do presidente iraquiano Saddam Hussein, Udai, faz parte de um plano de revezamento que reserva também uma boa posiçao para seu filho mais moço, Usai, estimaram nesta quarta-feira fontes diplomáticas em Bagdá.

Entretanto, trata-se de um projeto a longo prazo, já que o chefe de Estado, que completará 63 anos em abril, parece gozar de boa saúde e nao tem necessidade imediata de garantir sua sucessao, afirmaram essas fontes.

``Saddam nao se encontra na mesma situaçao de Hafez el-Assad', destacou um diplomata ocidental, referindo-se ao estado de saúde do mandatário sírio, 69 anos, que foi obrigado a colocar no caminho do poder seu filho mais moço, Bashar, 35 anos, depois da morte do primogênito.

O chefe de Estado iraquiano ``pode se dar o luxo de um revezamento programado', acrescentou este diplomata, que, como seus colegas, pediu o anonimato.

O filho mais velho de Saddam Hussein conseguiu 99,99% dos votos na quinta circunscriçao de Bagdá nas eleiçoes legislativas do último domingo, segundo a imprensa.

Até agora, os meios de comunicaçao e os esportes constituem os principais campos de açao de Udai, que preside o Sindicato de Jornalistas, assim como os conselhos de administraçao de sete revistas, um canal de televisao e do jornal Babel, assim como órgaos esportivos e juvenis.

Os diplomatas assinalam a ascensao do filho mais moço, Usai, 33 anos, depois que seu irmao foi crivado de balas em um atentado, em dezembro de 1996, em Bagdá. Udai ainda nao está totalmente restabelecido e na última segunda-feira, em uma de suas raras apariçoes públicas, por ocasiao da votaçao, mancava um pouco.

Usai, que dirige oficialmente a guarda republicana, corporaçao de elite do regime, tem uma reputaçao de homem discreto e eficiente. Goza da confiança de seu pai, que deixa em suas maos questoes delicadas de segurança.

Sua condecoraçao com a Ordem do Mérito, que seu pai lhe entregou em dezembro, um mês antes de condecorar Udai, revela a ascensao do mais jovem.

``É incomum e tem um significado', destacou um diplomata de um país asiático radicado em Bagdá há vários anos. As tradiçoes árabes estao baseadas no princípio da prioridade ao mais velho, assinalou.

Um deles foi colocado em uma trajetória política e o outro em uma militar', esclareceu este diplomata, acrescentando que o lugar de cada um deles será determinado em funçao de várias variantes, incluindo a própria evoluçao do regime.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;