Cultura & Lazer Titulo
Mês é dos cronistas
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
21/10/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e 40 bibliotecas públicas, o projeto Viagem Literária promove o encontro entre escritores consagrados e seus leitores. Produzida pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

A iniciativa, que começou em agosto último e termina em novembro, prevê a realização de 160 atividades relacionadas à literatura, entre elas contação de histórias para crianças, bate-papo nas bibliotecas com escritores e cronistas, além de oficinas sobre o processo de criação literária.

A programação deste mês será dedicada a célebres cronistas, como Ruy Castro. Também participam Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, Mario Prata, Marcelo Coelho, Xico Sá, Heloísa Seixas, Nina Lemos, Antonio Prata e Matthew Shirts.

Em setembro, participaram medalhões como Zuenir Ventura e Moacyr Scliar. Jornalista prestigiado, com passagens marcantes por grandes veículos de comunicação, Ventura retornou aos holofotes da mídia neste ano, com o lançamento da edição comemorativa do best-seller 1968: O Ano que Não Terminou. Simultaneamente, lançou o livro 1968: O que Fizemos de Nós, que reúne entrevistas dos principais personagens daquele período turbulento.

Ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar transita com desenvoltura por diversos gêneros literários. Entre os 74 livros que publicou, destacam-se trabalhos como A Mulher que Escreveu a Bíblia (romance) e A Balada do Falso Messias (conto).

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;