Cultura & Lazer Titulo Cinema
Limitações que o amor desconhece

A Despedida’, que chega hoje às telonas,
discute a velhice e a proximidade da morte

Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
09/06/2016 | 06:33
Compartilhar notícia
Divulgação


 Envelhecer é como uma faca de dois gumes. Enquanto se ganha experiência com o passar dos anos, perde-se a disposição, o vigor, as habilidades físicas. O medo sobre coisas diversas antes tão imperceptíveis na juventude vão tomando espaço e a consciência da proximidade da morte, ganhando vida.

A Despedida, que chega hoje aos cinemas, conta a história de um senhor de 92 anos que decide enfrentar as dificuldades que a velhice lhe impôs para rever o maior amor da sua vida. O filme não chega à região. Os interessados em assistir ao longa, portanto, terão que se deslocar até a Capital. A Despedida pode ser visto no Reserva Cultural (Av. Paulista, 900).

Inspirado em fatos reais e referências autobiográficas, o filme de Marcelo Galvão vale a pena. Nelson Xavier e Juliana Paes, protagonistas da trama, apresentam interpretações memoráveis.

Nos primeiros minutos do filme, o diretor se apropria de recursos que provocam uma experiência sensorial interessante no espectador, que de cara consegue ter real dimensão das dificuldades que o protagonista enfrenta.
Na trama, Almirante (Nelson Xavier) sente que seus dias estão chegando ao fim. Em um dia qualquer, ele levanta disposto a resolver assuntos que deixou pendentes e se despedir de Fátima, a Morena (Juliana Paes), o amor da sua vida, sua amante de 37 anos, e desfrutar daquele que pode ser seu último momento de prazer: uma noite intensa de amor. De forma leve e delicada, a narrativa conta sobre um amor verdadeiro, sem limites ou preconceitos.

O longa apresenta também um recurso inédito de acessibilidade através do aplicativo MovieReading, que possibilita baixar tanto legendas quanto audiodescrição em Língua Portuguesa, para que sejam sincronizadas, em tempo real com o filme. Desta forma, A Despedida pode ser assistido com autonomia e riqueza de detalhes por deficientes visuais e auditivos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;