Internacional Titulo
Kofi Annan alerta para tensão entre Israel e Líbano
Por Da AFP
22/01/2004 | 08:21
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, manifestou nesta quarta-feira a sua preocupação com o aumento da tensão entre Israel e Líbano, pedindo aos dois países que evitem uma escalada da violência ao longo de suas fronteiras.

"Israel e Líbano não respeitaram o cessar-fogo sobre a linha azul e isto resultou em morte dos dois lados da fronteira, além do clima de tensão", declarou Annan.

A "linha azul" serve de fronteira internacional entre o Líbano e Israel e foi traçada pela ONU após a retirada das tropas israelenses do Sul do Líbano, em maio de 2000.

A força aérea israelense respondeu na terça-feira com bombardeios no sul do Líbano ao ataque do Hezbollah da véspera, que matou um soldado e feriu gravemente outros seis.

Annan considerou a incursão israelense "provocativa e uma violação do espaço aéreo soberano" libanês. Mas também condenou os ataques do Hezbollah e exigiu maior atuação do governo libanês no sul do país.

Annan pediu ao Conselho de Segurança que adie por seis meses a missão da Força das Nações Unidas no Líbano, encarregada desde 1978 da supervisão das atividades israelenses em território libanês e das do Hezbollah no Sul do Líbano.

O Conselho de Segurança deve decidir ainda este mês se prolongará ou não sua missão, que envolve cerca de 2 mil soldados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;