Economia Titulo
Petroquímica nega aumento de produtos
Carlos Mercuri
Da Redaçao
30/01/1999 | 16:23
Compartilhar notícia


Empresas produtoras de resinas termoplásticas da regiao refutaram as denúncias da Abiplast (Associaçao Brasileira da Indústria do Plástico) de que esteja havendo aumento no preço das matérias-primas em funçao da desvalorizaçao cambial. "Nosso compromisso é manter os preços até o fim deste mês. Depois, a organizaçao discutiria o que fazer", disse o superintendente regional da OPP Polietileno, Nívio Roque.  

O executivo disse que tem sido confrontado com tentativas de fornecedores de insumos importados de vender utilizando a cotaçao do dia do dólar. "Nao podemos aceitar, porque essa valorizaçao da moeda norte-americana é irreal, produto da especulaçao", afirmou Roque, informando que os produtos importados representam somente 20% dos custos da empresa.  

O superintendente da Solvay Indupa do Brasil, Rogério Fragale, disse que a empresa também nao está praticando aumento em sua tabela, mas, assim como a OPP, tem encontrado fornecedores querendo dolarizar as tabelas. Ele nao cita nomes, mas indica que se tratam de empresas químicas produtoras de aditivos. "O nosso problema, na verdade, é que, com a reduçao das importaçoes, abre-se mercado para produtos que fabricamos, como o PVC.

A questao é conseguirmos preço competitivo", afirmou.  Roque acrescentou que a OPP está praticando margens estreitas de lucro e absorvendo aumentos de custos para nao repassar aos clientes - no caso, as indústrias de transformaçao de plástico, representadas pela Abiplast. "Nao sei até quando será possível suportar isso", disse. Câmara Regional - Os dois executivos participaram da primeira reuniao do ano do Grupo de Trabalho Pólo Petroquímico da Câmara Regional e, segundo participantes da reuniao, o assunto chegou a ser levantado por empresários do setor de plástico, mas nao foi tratado na reuniao.  

De acordo com o coordenador regional do Sindicato dos Químicos do ABC, Carlos Augusto César, o Cafu, o grupo aprovou a proposta apresentada pelo subgrupo de Plástico de as empresas de segunda geraçao da cadeia petroquímica (como as próprias OPP e Solvay) exporem as logomarcas da Câmara Regional e do Centro de Excelência de Plástico na Brasilplast - feira do setor que será realizada de 8 a 13 de março no Palácio de Convençoes do Anhembi, em Sao Paulo.  Foi aprovado também o conteúdo do segundo número do Plastinform, boletim do subgrupo de Plásticos da Câmara, que trará no verso a pesquisa a ser respondida pelas indústrias do setor da regiao. "O prazo para a devoluçao é 20 de fevereiro", disse Cafu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;