Internacional Titulo
Operação desmantela gráfica do boletim do ETA
Da AFP
02/04/2007 | 10:15
Compartilhar notícia


A operação iniciada na quarta-feira passada, que permitiu desmantelar um comando do ETA, também conseguiu localizar a gráfica onde era impresso o Zutabe, o boletim interno do grupo armado basco. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo secretário de Estado de Segurança espanhol Antonio Camacho.

Nesta gráfica clandestina, descoberta em San Sebastián (norte), era impresso o Zutabe, boletim interno de poucas páginas e em idioma basco, destinado aos membros e simpatizantes do ETA, que também servia de canal de reivindicações e explicações para o público externo.

O jornal ABC disse ainda que a descoberta surpreendeu os investigadores, que até então acreditavam que o Zutabe era publicado na França, tradicional base secundária do grupo separatista.

O novo comando ‘Donosti’ do ETA, que tinha sua base no País Basco espanhol, seria o responsável por 24 atentados cometidos entre 2004 e 2006, segundo o ministério do Interior. Depois da operação realizada nos últimos dias, essa estrutura teria deixado de existir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;