Política Titulo Hoje
TRE-SP julga hoje cassação do vereador Manoel Lopes
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
30/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O mandato do vereador de Mauá Manoel Lopes (DEM) terá o rumo definido hoje pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). A Corte julga recurso do democrata contra a decisão que cassou o diploma do parlamentar e determinou suspensão dos direitos políticos por oito anos em decorrência de denúncia do Ministério Público de que ele teria cometido abuso de poder econômico e influência do cargo na eleição de 2012, quando se reelegeu para a sexta legislatura consecutiva.

Os embargos de declaração e ação cautelar serão apreciados de forma conjunta. Se a Corte indeferir as medidas, a liminar que manteve Manoel no cargo perderá validade e a defesa terá três dias para entrar com recurso especial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar nova liminar, o que evitaria que ele deixasse de ser vereador.

Advogada de Manoel, Karina Kufa garantiu estabilidade no mandato ao parlamentar. “O TSE não costuma rejeitar liminar. Se for aceita, o prazo dela é bem estendido e vai dar tranquilidade ao vereador durante o processo”, explicou. A jurista explicou que os embargos de declaração apresentados são importantes, mesmo que forem descartados pelo TRE-SP. “Servem para qualificar a ação. Quando o processo chegar ao TSE, o relator já vai identificar que houve um erro, um questionamento em São Paulo e isso vai nos ajudar.”

Manoel foi denunciado pelo Ministério Público por ter distribuído a pais de alunos da EE Marilene de Oliveira Acetto carta com pedido de voto assinada pela mulher, ex-secretária de Educação Ângela Donatiello, e pela cunhada, Jane Donatiello, diretora da escola em questão.
“Não foi distribuído dentro da escola. Nem o banco de dados da unidade foi utilizado. Portanto, não houve abuso de influência do cargo nem de poder econômico”, contestou Karina.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;