Setecidades Titulo Sem manutenção
Sto.André conserta vazamento,
porém ignora estrutura de ponte

Passagens na Avenida dos Estados sobre Rio Tamanduateí
têm risco iminente de queda, de acordo com engenheiros

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André continua ignorando o risco iminente de queda em duas pontes sobre o Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados. Ontem, o Semasa esteve no local para substituir tubos de água que haviam rompido. As estruturas, no entanto, continuam sem manutenção. As passagens ficam no bairro Bangu.

Para substituir os canos, o Semasa precisou cavar mais buracos na cabeceira da ponte. Um trator foi utilizado na operação. Na avaliação do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, Luiz Augusto Moretti, a movimentação do maquinário pesado pode contribuir para piorar ainda mais a estrutura. "Do jeito que está, qualquer incidente ali é gravíssimo."

Técnicos do Semasa, que não quiseram se identificar, informaram que, após o fechamento do buraco na pista, não irão recuperar a calçada. "Isso é responsabilidade do Estado", afirmaram. Os técnicos reconheceram que as pontes podem desabar a qualquer momento.

O Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos deve enviar amanhã ofício ao Departamento de Águas e Energia Elétrica e à Prefeitura para apurar de quem é a responsabilidade sobre as passagens, que ligam o Centro ao 2º Subdistrito. Após a definição, o conselho pode entrar com ação no Ministério Público.

O departamento estadual reiterou ontem que "pontes e viadutos são parte integrante do sistema viário local e, portanto, sua manutenção e conservação são de responsabilidade das prefeituras". O Daee deve iniciar em janeiro obra de recuperação de pontos críticos nas margens do Tamanduateí. O investimento é de R$ 10,8 milhões e as intervenções serão feitas em trecho de 1.200 metros.

O órgão informa que não recebeu do município nenhuma solicitação de ajuda para recuperar as pontes. O Semasa foi procurado, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

 

Oposição acusa Prefeitura de omissão

A falta de ação por parte da Prefeitura de Santo André para consertar a estrutura das pontes na Avenida dos Estados é vista como omissão por vereadores da oposição. Para Tiago Nogueira (PT), a administração está "passiva e aguardando uma tragédia". "Acidentes ocorrem por não acreditarem que vão ocorrer. Depois não adianta falar que é fatalidade", critica.

Na opinião do vereador, o Executivo deveria fazer os reparos, mesmo que a área seja de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica. "A Prefeitura deveria fazer as obras e, caso comprove que a responsabilidade é do Estado, pedir contrapartida ao Daee", sugere.

O vereador promete encaminhar à Prefeitura ofício solicitando a interdição das passagens. "Ninguém quer o bloqueio sem motivo, mas não queremos que as pontes ofereçam risco de vida", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;