Economia Titulo
Grupo prepara captaçao lançando R$ 70 mi em promissórias
Do Diário do Grande ABC
11/07/1999 | 19:47
Compartilhar notícia


Pela primeira vez em sua história, o Grupo Rede vai ao mercado. A companhia, que reúne oito concessionárias de energia elétrica, está lançando R$ 70 milhoes em notas promissórias. "Ficamos grandes demais para ficar apenas com as linhas de financiamento dos bancos", disse o presidente do grupo, Jorge Queiroz de Moares Júnior.

O caso do grupo - que inclui a empresa Caiuá, a emissora das notas - é semelhante ao de muitas outras empresas brasileiras. Fundado em 1903, nos últimos dois anos passou por um forte processo de expansao com a aquisiçao de companhias de energia elétrica estaduais privatizadas.

Queiroz nao considera uma ida ao mercado internacional, ao menos por enquanto, pelas condiçoes desfavoráveis. Além do mais, o risco cambial ainda é grande e o custo do hedge (proteçao) está alto demais, tornando inviável a captaçao externa. Problema que nao enfrentam os exportadores, que têm receita em dólar. Esses fatores, mais a seletividade do mercado internacional e a queda brutal dos juros, estao levando muitas empresas a fazer as contas na ponta do lápis e concluindo que o melhor é buscar as alternativas internas.

Para os grandes grupos, no entanto, a situaçao é diferente, especialmente para a Petrobrás, que até o fim do mês deve definir a renovaçao de um "US commercial paper" com vencimento em setembro. Nao se trata de uma emissao de títulos - ainda difícil de ser feita. Essa operaçao é um empréstimo bancário, similar a um cheque especial. No caso da Petrobrás, os recursos sao utilizados basicamente para financiar as importaçoes de petróleo, segundo informou Leônidas Moura, vice-presidente do Chase.

Para bancos como Bradesco, Itaú e Unibanco, os recursos captados sao repassados em operaçoes de comércio exterior. O executivo do Chase explica que a vantagem desse tipo de operaçao é que depois de estruturada, o risco passa a ser do banco que deu a garantia final do programa. No caso da Petrobrás, a instituiçao é o Barclays Bank.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;