Esportes Titulo
Brasil chega à terceira final consecutiva
Do Diário OnLine
26/06/2002 | 10:22
Compartilhar notícia


Ronaldo chuta de bico e marca o gol da Seleção Brasileira A Seleção Brasileira venceu a Turquia por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Saitama (Japão), e chegou à terceira final consecutiva de Copa do Mundo. Os adversários do Brasil na decisão, domingo (dia 30), em Yokohama, serão os alemães, que na véspera eliminaram a Coréia do Sul pelo mesmo placar. O gol da vitória brasileira foi marcado por Ronaldo, que assumiu a artilharia da Copa do Mundo (seis gols).

A Turquia impôs mais um jogo de sofrimento para a Seleção Brasileira, assim como fez na estréia da Copa do Mundo. O Brasil dominou a partida ofensivamente e criou muitas oportunidades de gol, parando na má pontaria e numa atuação inspirada do goleiro Rustu Recber. Ronaldo, mesmo sem estar 100% fisicamente, chamou a responsabilidade e marcou o gol brasileiro logo no começo do segundo tempo. Rivaldo, deslocado ao meio-campo, não rendeu tanto quanto tem ocorrido no ataque. Mesmo assim se mostrou bastante presente e criou boas oportunidades.

O Brasil sentiu muito a falta de seu armador titular, o atacante Ronaldinho Gaúcho, que cumpriu suspensão pelo segundo cartão amarelo e não pôde jogar. A Seleção perdeu em criatividade com a alteração promovida pelo técnico Luiz Felipe Scolari: Edílson entrou no ataque, como parceiro de Ronaldo, e Rivaldo foi deslocado para o meio-campo. O atacante do Cruzeiro errou muitos passes, sempre ficou em desvantagem contra a zaga da Turquia e ainda perdeu um gol feito no segundo tempo.

O setor defensivo e o meio-campo voltaram a mostrar evolução. Os dois volantes trabalharam bem no desarme. Gilberto Silva inclusive puxou o contragolpe que resultou no gol de Ronaldo. Cafu foi um gigante em campo. O lateral-direito desceu pouco, mas se superou atrás e ajudou o trio de zagueiro a desafogar os momentos de pressão da seleção turca. Roberto Carlos, por sua vez, desceu bastante ao ataque e deu trabalho a Rustu Recber com seus chutes.

A Seleção Brasileira demorou a se achar em campo e tomou pressão da Turquia na primeira metade da etapa inicial. Tanto que o primeiro chute de perigo do Brasil só foi desferido aos 21 minutos, por Cafu. Dois minutos depois, quase saiu o gol brasileiro. Rivaldo disparou um balaço à meia altura, Rustu Recber bateu roupa na hora de defender e Ronaldo chutou o rebote em cima do arqueiro turco.

O Brasil melhorou e Rivaldo protagonizou duas excelentes chances de abrir o placar. Aos 34, o camisa 10 da Seleção exigiu grande defesa de Recber em um tiro de longa distância que ainda quicou na grama antes de chegar à meta. Dois minutos depois, Rivaldo acertou outro petardo, que passou a poucos centímetros da trave. Aos 43, Roberto Carlos disparou num contra–ataque rápido, invadiu a área e bateu rasteiro de perna direita. Recber defendeu bem.

O intervalo chegou com o 0 a 0 persistindo no placar. Os dois treinadores apostaram nas mesmas escalações que começaram a partida e o Brasil conseguiu seu gol logo no início da etapa final. Ronaldo disparou marcado por três zagueiros adversários e tocou de bico quando chegou à entrada da área. A bola quicou e enganou o goleiro Recber, morrendo no cantinho esquerdo da rede.

O Brasil manteve o domínio ofensivo mesmo depois de abrir o placar e criou chances de ouro para ampliar ainda mais a vantagem. Aos 13, Ronaldo laçou Edílson na cara do gol e o 'Capetinha' tocou para fora. Três minutos depois, Ronaldo serviu Kléberson na entrada da área e o volante chutou a bola nas mãos de Recber.

Missão cumprida, Ronaldo foi substituído aos 23 do segundo tempo, sentindo cãibras na perna esquerda. O Brasil perdeu em força ofensiva sem seu melhor atacante. Luizão, substituto de Ronaldo, se movimentou muito pouco em campo e ainda perdeu uma excelente oportunidade de acabar com o sofrimento brasileiro. Aos 27, Cafu cruzou com precisão dentro da área e Luizão, sozinho, bateu de voleio por cima do gol de Recber.

A Turquia apertou o Brasil em seu campo de defesa no final do jogo mas não conseguiu o empate. O placar ficou mesmo no 1 a 0 e participação histórica da seleção turca na Copa de 2002 vai se encerrar no sábado, com a disputa do terceiro lugar (contra a Coréia do Sul).

Ficha técnica
Brasil 1 x 0 Turquia (0 x 0)
Estádio: Saitama Stadium 2002 (Saitama, Japão)
Público: 61.058 espectadores
Árbitro: Kim Milton Nielsen (Dinamarca)
Gol: Ronaldo (Brasil), aos 4 do segundo tempo
Cartões amarelos: Gilberto Silva (Brasil), Tugay (Turquia) e Hasan Sas (Turquia)
Brasil: Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Kléberson (Belletti), Gilberto Silva, Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldo (Luizão) e Edílson (Denílson). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Turquia: Rustu Recber; Aykel Fatih, Ozalan Alpay, Bulent Kormaz e Ergun Penbe; Umit Davala (Mustapha Izzet), Tugay Kerimoglu, Yildiray Bastürk (Arif Erdem) e Emre Belozoglu (Ilhan Mansiz); Hakan Sükur e Hasan Sas. Técnico: Senol Günes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;