Setecidades Titulo Perigo
S.Bernardo tem dois acidentes seguidos com ônibus escolar

Veículos carregados com crianças perdem o controle ao desviar de carros na Vila São Pedro

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
27/10/2021 | 05:34
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


Em menos de uma semana dois acidentes envolvendo veículos escolares da Prefeitura de São Bernardo atingiram carros e casas na Rua Pedro Léo Comissário, na Vila São Pedro.

O mais recente ocorreu ontem, por volta de 12h20, quando um veículo escolar perdeu o controle na descida e, para não entrar em uma residência, colidiu com dois carros que estavam estacionados na via. Ninguém ficou ferido. 
No caso de ontem o veículo escolar carregava em torno de 20 crianças, na faixa de 4 e 5 anos, que estavam indo para o Céu da Vila São Pedro.

Além do estrago nos carros, o marceneiro José Luís da Silva, 48 anos, viu a entrada da sua casa ser completamente destruída pelo acidente. Com a batida, o muro da residência foi destruído e um cano foi atingido, jorrando água pela via.

O morador precisou acionar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para conter o vazamento. Mesmo com os prejuízos, o marceneiro ficou aliviado que ninguém se feriu. “O importante é que ninguém se machucou. As crianças estavam muito assustadas, a motorista do ônibus fez de tudo para que o acidente não fosse pior”, declara o morador. 

Na sexta-feira passada, Silva viu outro acidente, bem parecido com esse, acontecer exatamente no mesmo local, só que do outro lado da rua. Ele conta que um ônibus escolar perdeu o controle do freio e subiu na calçada para evitar que o veículo descesse a via desgovernado. “Essa rua é muito íngreme e ficam veículos estacionados dos dois lados. O perigo é que isso se torne recorrente e acabe machucando alguém”, diz o munícipe são-bernardense. 

Para tentar evitar que mais acidentes ocorram na região, o marceneiro sugere que a Prefeitura invista em algumas alternativas para garantir a segurança das crianças e dos moradores. Para Silva a administração pública deveria aumentar a fiscalização de trânsito no local, para coibir que veículos fiquem estacionados em locais proibidos e atrapalhem a circulação.

Outra medida apontada pelo morador é a substituição dos ônibus escolares de grande porte. “Esse bairro só tem subida e as ruas são muito estreitas, por isso o ideal é que fossem utilizados veículos menores para fazer o transporte das crianças. Precisamos pensar em soluções para que acidentes como esses não aconteçam novamente”, sugere. 

Por meio de nota, a Prefeitura informou que “o transporte escolar em questão é terceirizado e que não houve necessidade de acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Outro transporte foi chamado e seguiu normalmente com o itinerário dos estudantes”, finaliza.

Questionado, o Paço não respondeu se irá arcar com os prejuízos ocasionados pelos dois acidentes e nem quais medidas de segurança serão adotas para o transporte das crianças. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;