Setecidades Titulo Educação
MEC aponta UFABC como a quinta melhor universidade do País

Instituição alcançou a nota 4,10 no Índice Geral de Cursos 2016

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
09/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


 Levantamento divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) aponta a UFABC (Universidade Federal do ABC) como a quinta melhor instituição de Ensino Superior do País. A avaliação tem como base resultados do IGC (Índice Geral de Cursos) de 2016, indicador de qualidade que avalia a Educação brasileira.

Pela sexta vez consecutiva, a UFABC obteve a nota máxima na avaliação, com pontuação 4,10, no IGC contínuo, e média 5 no resultado final.

Se levado em consideração o ranking regional, onde 22 instituições de Ensino Superior foram avaliadas, a UFABC lidera o levantamento (confira tabela acima)..

Para o pró-reitor adjunto de graduação da instituição de ensino, Leonardo Steil, o resultado representa a consolidação do trabalho efetuado por todo o corpo docente e acadêmico da universidade.

“A UFABC é uma universidade com 11 anos de existência e com um modelo diferenciado de aprendizado que tem mostrado resultados. O IGC nos dá, justamente, este feedback. Mostra que estamos no caminho certo”, avalia.

Com o melhor conceito médio de graduação do País, Steil destaca que a UFABC tem conseguido desempenhar seu papel como universidade federal. “Metade dos nossos alunos veio da escola pública, ou seja, temos no Grande ABC uma instituição de Ensino Superior gratuita com acesso para todos”, frisa.

Para manter o índice, a UFABC projeta para os próximos anos expandir seu leque de atuação. No momento, estão em análise três propostas de criação de cursos de graduação na área de Ciência e Tecnologia da Vida e da Saúde: os bacharelados em Biotecnologia e Bioprocessos e Biotecnologia, e o curso de Engenharia de Infraestrutura.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em conta, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira), vários critérios. O índice é obtido fazendo uma média das notas das instituições no CPC (Conceito Preliminar de Cursos) dos últimos três anos, dando maior peso aos cursos com mais alunos.

Só recebem nota no IGC instituições de Ensino Superior que possuam ao menos um curso avaliado no CPC durante o triênio, e desde que haja estudantes concluindo este curso. O índice também considera a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível. E a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;