Economia Titulo
Setor de eletrônicos é o mais afetado pela desvalorização cambial
Por
23/11/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Os eletroeletrônicos despontam como as maiores vítimas do dólar alto este ano. Especialistas indicam que o setor, com grande presença de importados, será um dos mais afetados pela desvalorização cambial. O aumento de custos causado pela arrancada da moeda americana leva fabricantes e varejistas a repassarem o impacto cambial aos preços ao consumidor, deixando os eletroeletrônicos muito mais caros neste Natal.

A rede de varejo Ponto Frio, com forte atuação no segmento de eletroeletrônicos, recebeu poucos produtos com reajuste por causa da alta do dólar, conta o diretor comercial, Marcos Vignal. De acordo com o executivo, os únicos itens que ficaram mais caros são os de informática, como notebooks e computadores de mesa.

Vignal estima que o reajuste ficou entre R$ 100 e R$ 150, o que não deverá impedir as vendas desses equipamentos neste Natal. "O principal argumento para os reajustes foi o dólar. Se for levado em conta o notebook, por exemplo, é só plástico e componentes importados. O grande impacto é a importação", diz Vignal. Ele até esperava algum reajuste das fabricantes de câmeras digitais e dos televisores de plasma e LCD, o que não ocorreu. "As TVs de LCD e plasma vinham num processo de queda de preço. A gente observou que esse processo parou. Hoje o preço está estabilizado."

Por causa da escassez de crédito provocada pela crise mundial, a rede varejista já havia cortado pela metade a oferta de produtos em suas lojas que podiam ser parcelados em 10 vezes sem juros, por exemplo. Além disso, os juros no crediário foram reajustados, em média, em 0,5%. O Ponto Frio tem 1,4 milhão de clientes que utilizam essa forma de pagamento.

O consultor do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industria) e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio Gomes de Almeida, comenta que, de maneira geral, o setor está sendo afetado por dois fatores: restrição de ofertas de crédito e impacto cambial.

Porém, a influência do dólar elevado vai recair principalmente nos preços, que devem ficar bem acima dos praticados em Natais anteriores. "Tivemos um ‘barateamento' de preços nos últimos dois anos, em relação aos importados", lembrou o especialista, recordando que o dólar teve poucas oscilações expressivas no período, o que permitiu ao brasileiro comprar eletroeletrônicos importados, ou com peças importadas, a preços menos elevados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;