Memória Titulo
Chamada para os formandos da Júlio de Mesquita

A eterna juventude do Grande ABC tem curtido Memória

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A eterna juventude do Grande ABC tem curtido Memória. Mais uma escola prepara-se para reencontrar-se. É a turma de 1960 da ETE Júlio de Mesquita, de Santo André. A confraternização será em 10 de novembro, na Rua das Caneleiras, 154.

Quem deverá estar presente? Os meninos e meninas da foto. Era 14 de dezembro de 1960. Os formandos participam de missa na Catedral do Carmo e tiram foto na escadaria.

Quem faz a chamada é uma das formandas, Hilda Tavares, nossa ponte com todos os demais - os da foto, cujos nomes aparecem no convite de meio século atrás.

Alô, alô, turma de 1960
Texto: Hilda Tavares
Se, nos anos 50, você usava uniforme com camisa branca e saia pregueada bordô, esta chamada é para você.

Estamos falando de uma época em que ai bota aqui, ai bota aqui o seu pézinho era um hit, e as salas de aula eram separadas entre meninos e meninas.

Estamos falando da Geografia da dona Ana, dos desenhos do professor Emílio, das Ciências de dona Elisa, das músicas do maestro Emílio, a Matemática de dona Nair e do professor Damasceno, nosso diretor.

Falamos do tempo em que curso ginasial tinha exame oral, jogos de primavera, e da época em que o professor era nosso mestre.

Cinquenta anos se passaram desde nossa formatura, em 1960, mas o tempo só serviu para nos unir ainda mais.

Nos lembramos do futuro que sonhávamos para nós todos e agora olhamos com carinho o caminho que ainda temos pela frente.

Se você é um dos formandos indicados da Escola Industrial Júlio de Mesquita de 1960, ou se você nos ajudou a chegar lá, você tem de se reunir conosco. Confirme sua presença pelo e-mail hildatavaresescobar@hotmail.com, ou pelo telefone 4433.8322, com Hilda, e seja bem-vindo.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
O primeiro sírio a chegar em Ribeirão Pires foi o Sr. José Elias Chied. Era 1896. Quando pôde, comprou do capitão Manoel José de Oliveira Catta Preta a única casa que havia na Rua do Comércio.

A casa, de tijolos, ficava junto à ponte do Ribeirão dos Pires. Ali instalou uma loja e uma venda, cada qual com duas portas. E os estabelecimentos ganharam o apelido de venda ou loja da Ponte do Careca.

A mulher e filho do Sr. José Elias vieram depois. Chegaram a Ribeirão Pires em 1905.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 17 de outubro de 1980

Manchete - Figueiredo (presidente da República) afirma que solucionará o problema da terra

Economia - Setor de carros sofre com preço da gasolina; automóveis lotam os pátios das montadoras.

Sindicalismo - Prefeito Tito Costa depõe em favor dos metalúrgicos na Auditoria Militar.

EM 17 DE OUTUBRO DE...
1970 - Inaugurada a igreja Santo Ignácio de Loyola, no Jardim Santo Inácio, em São Bernardo, num trabalho da SAB local, presidida pelo delegadinho do Santo Inácio, o querido Pica-pau, um dos mais antigos assinantes deste Diário.

- Santo André (ainda FC) ressurge após longa inatividade. Em jogo-treino frente ao Karmann-Ghia, goleia por 6 a 0. Formação: Zé Luiz, Edson, Meia-Lua, Juba e Cabeção (Dávila), Cuca e Enir, Lambretinha, Licinho, Jaú e Rubinho (Mário).

- Ônibus chocam-se perto do Cine Tamoio, em Santo André: 16 feridos.

- Aberta no Ocara Clube a 1ª Feira de Artesanato Hippie do Grande ABC. O Ocara tinha sede na Rua Coronel Oliveira Lima, 146.

- Prefeito Evandro Esquivel inicia as obras de pavimentação da Avenida Casa Grande, em Diadema.

Autonomistas
Outubro, mês da autonomia de São Caetano. Tempo de reviver os dias gloriosos de 1948, quando a cidade, em plebiscito, separou-se de Santo André. Os festejos deste ano começam amanhã, no início da Semana da Autonomia, que irá até dia 24, com várias atividades. Memória acompanhará.

SANTOS DO DIA
Fiorenzo, Herão, Inácio de Antioquia, Notelmo e Serafino.

Santa Margarida Maria Alacoque (França 1647-1690). Irmã devota ao Sagrado Coração de Jesus. Sua festa foi antecipada por um dia para não coincidir com a de Santo Inácio de Antioquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;