Memória Titulo
Uma portaria para o MESC

O MESC (Movimento de Expansão Social Católica), de São Bernardo, planeja há tempos escrever um livro com sua história de meio século...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O MESC (Movimento de Expansão Social Católica), de São Bernardo, planeja há tempos escrever um livro com sua história de meio século: 1959-2009. Para este evento, uma das fontes básicas pode e deve ser a coleção do DIÁRIO, desde os tempos do NEWS SELLER - que foi fundado um ano antes que o MESC. Os principais eventos da história do clube estão registrados nas páginas do jornal ou em seu Banco de Dados.

Um exemplo: as fotos de hoje, feitas em 30 de setembro de 1979 para uma reportagem publicada em 3 de outubro daquele ano. As fotos são inéditas e mostram várias novas obras no clube, como a da sua nova portaria, além das quadras de tênis e os novos quiosques em meio ao verde e em torno do lago.

A matéria de 30 anos atrás sobre o MESC traz duas fotos como ilustração e os seguintes dados, hoje recuperados por Memória:

1 - No domingo, 1º de outubro de 1979, o MESC inaugurou parte da entrada do clube, sala de diretoria, secretaria e ambulatório. Também descerrou uma placa com os nomes da diretoria do biênio 1977-79 e inaugurou o conjunto aquático, composto de cinco piscinas, duas delas aquecidas.

2 - Outra inauguração: o conjunto com quatro quadras de tênis, que recebeu o nome de Sérgio Gerbelli.

3 - Na mesma oportunidade era aberto o conjunto esportivo Lainor da Costa Lima, com duas quadras de futebol de salão, uma de basquetebol e uma de voleibol.

4 - Na área de segurança, o MESC providenciara o fechamento total do clube, com muros de 2m40 de altura numa extensão de 1.480 metros lineares.

FUNDAÇÃO

20 de fevereiro de 1959.

ASSOCIADOS EM 1979

3.500.

DIRETORIA

Alfredo Todesco (presidente), Vicente Martins Filho, Antonio de Abreu, José Pazzoto Tofanello, Marcelino Capitanio e Cláudio Pazzoto Tofanello.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 17 de novembro de 1979

Manchete - Gasolina pode custar Cr$ 18,50 no dia 26.

Editorial - Não mais pode tardar a opção pelo álcool.

Sindicalismo - Cegonheiros paralisam os serviços novamente.

PrimeiroPlano (Eduardo Camargo) - Um Congresso que não agradou, o I Congresso das Pequenas e Médias empresas.

Futebol - Pelo quadrangular final da Divisão Intermediária: em 15 de novembro, em Taubaté, Taubaté 2, Santo André 1; em São José dos Campos, São José 1, Esportiva, de Guaratinguetá, 0.

Imprensa - Técnico do Santo André, José Fescina, agride o jornalista Jurandir Martins, da Rádio DIÁRIO.

Santo André - SAB do Jardim do Estádio, em Santo André, realiza a Festa de São Gonçalo.

Música - Sidney Magal faz show no Ruddycenter, cinema de Rudge Ramos.

Polícia - Discussão na padaria: comerciante mata freguês e foge no Jardim Lavínia, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Alfeu, Gregório Taumaturgo, Isabel da Hungria e Vitória.

Isabel era filha de André II, rei da Hungria e esposa do duque Luiz IV, soberano da Turíngia (Alemanha). Com a morte do marido em cruzada, foi hostilizada e abandonada. Passou a dedicar-se à saúde dos enfermos. Faleceu em 1271.

EM 17 DE NOVEMBRO DE...

1889 - Dom Pedro II e família embarcam para a Europa, depois da proclamação da República.

1899 - Lei número 4 do Município de São Bernardo cria o imposto sobre serraria a vapor ou engenho de serra.

1959 - Heitor Villa-Lobos, compositor brasileiro, falece no Rio de Janeiro.

HOJE

Dia Nacional de Combate à Tuberculose, Dia Internacional do Estudante e Dia da Criatividade.

ALMANAQUE

Lauro Garcia

Nascimento: São Caetano, 17 de novembro de 1916.

Vereador: 1948 a 1951.

Partido: PDC.

Falecimento: São Caetano do Sul, 17 de dezembro de 2004.

Um dos 10 representantes do Distrito de São Caetano na Câmara Municipal de Santo André. Foi vice-prefeito de São Caetano em dois mandatos: 1957 a 1965. Era economista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;