Esportes Titulo Vai começar
Grande ABC vira centro do esporte no Estado com início dos Abertos

A 81ª edição da Olimpíada Caipira terá cerimônia de abertura hoje, às 10h, em São Bernardo

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
17/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Vai começar oficialmente hoje a 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior. Pela primeira vez na história, cinco cidades dividem a organização do evento. A região-sede escolhida será o Grande ABC, a partir de convênio entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do governo do Estado com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires colocaram estruturas esportivas e escolas à disposição de 15 mil pessoas – destes, 12 mil atletas – que participarão da competição até o dia 26. E o primeiro ponto de encontro vai ser o Ginásio Poliesportivo são-bernardense (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), às 10h, para a cerimônia de abertura, com entrada gratuita para o público.

Credenciada por participação em cinco Jogos Olímpicos e por ser a responsável pela conquista da primeira medalha do Brasil em campeonatos mundiais de ginástica artística, a consagrada andreense Daniele Hypólito, que atualmente defende São Bernardo, será responsável por acender a pira. Já a atleta de handebol Deborah Hannah, que veste a camisa de São Bernardo desde 2012 e tem no currículo um título mundial e um Pan-Americano, é quem vai conduzir o juramento dos atletas.

Serão 190 municípios participantes e nove deles já sentiram o gosto de serem campeões. Entre estes, três são do Grande ABC: São Caetano, segundo maior vencedor, com 15 títulos conquistados; Santo André, terceiro, com 12; e São Bernardo, sétimo, com três – inclusive, é o atual campeão. Quem mais vezes levantou o troféu geral foi Santos, dono de 26 conquistas. Campinas (dez), Guarulhos (seis), Uberlândia-MG (três, quando cidades de outros Estados ainda participavam), São José dos Campos (dois), Jundiaí (um) e Sorocaba (um) completam o ranking.

Serão 32 modalidades em disputa, com duas novidades: badminton, que integra o programa olímpico desde Barcelona, em 1992, e skate street, que vai estrear nos Jogos de Tóquio, no Japão, em 2020. Três são consideradas extras: supino, jiu-jítsu e tiro com arco – coincidentemente, todas estas serão realizadas em Ribeirão Pires.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;