D+ Titulo ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’
Vozes direto do desenho

Novo jogo baseado em ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ traz dublagem original para atrair atenção dos fãs

Por Leonardo Santos
01/11/2015 | 07:25
Compartilhar notícia
Divulgação


Criado por Masami Kurumada, em 1986, a série de mangá e animê ''Os Cavaleiros do Zodíaco'' é uma das mais bem-sucedidas e queridas de todos os tempos. A animação chegou ao Brasil em 1994, pela extinta TV Manchete, e conquistou a garotada com lutas envolvendo várias mitologias. A história gira em torno dos Cavaleiros de Bronze, Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, que devem proteger Saori, reencarnação da deusa Atena na Terra, dos perigos que ameaçam a paz mundial. Foi um dos primeiros contatos da juventude dos anos 1990 com a cultura japonesa e ajudou outras animações, como ''Sailor Moon'', ''Yu Yu Hakusho'' e ''Super Campeões'', a caírem no gosto popular. 

Hoje, 21 anos depois, a franquia continua popular no País e ultrapassa gerações. A Bandai Namco lançou neste mês o jogo ''Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados'' e presenteou os fãs com as vozes originais do elenco brasileiro, além do título contar com legendas em português. O game é inspirado na recente série ''Soul of Gold'', lançada neste ano no Oriente e que apresenta os cavaleiros de ouro com suas armaduras divinas. Após sacrificarem suas vidas para ajudar Seiya e seus amigos a salvarem Atena na Saga de Hades, os personagens são ressuscitados para enfrentar um novo inimigo.

Elcio Sodré, a voz de Shiryu de Dragão, acompanha há tempos o desejo dos fãs para uma versão brasileira dos jogos da franquia e revela que não foi uma tarefa simples. “Dublar o jogo é bem mais difícil do que o animê, porque temos que gravar as falas antes para depois encaixarem na imagem. Por isso o sincronismo nunca é 100% perfeito”, revela. “Tenho certeza que o sucesso de ''Alma dos Soldados'' fará com que os próximos games tenham as vozes brasileiras.” O ator acredita que teve muita sorte por dublar uma das figuras mais queridas dos fãs, responsável por levá-lo a mais de 120 convenções de animês em todo o País.

Outro escalado para a dublagem foi Francisco Bretas, o Hyoga de Cisne, que sempre se sente pressionado quando trabalha com a série. “Cada vez que estou diante de um microfone para dar voz ao Hyoga penso nos milhares de fãs que acompanham nossos trabalhos e na responsabilidade que tenho para não desapontá-los”, conta Bretas, uma das várias pessoas ansiosas por terem as vozes originais nos games. “Estamos no Brasil e, sinceramente, acho que os jogos deveriam ser sempre em português.” Sobre o jogo, ele diz que já escutou boas críticas desde seu lançamento. “Ainda não joguei, mas me disseram que está bom demais.”

Saori Kido, a reencarnação de Atena, é praticamente o motivo de todas as lutas entre os cavaleiros e seus inimigos. A deusa é dublada por Letícia Quinto, também participante do elenco montado para ''Alma dos Soldados''. “Dublar a Saori é sempre bom. Uns gostam dela, outros não. É sempre assim. Fiz com o maior carinho. Nós pedíamos em eventos para que as pessoas apoiassem esta iniciativa, porque todos ganham com isso”, diz. 

JOGABILIDADE

Um dos destaque de ''Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados'' é a inclusão da Saga de Asgard, exclusiva do animê, ao contrário do antecessor ''Bravos Soldados'' (2013), que disponibilizava apenas as sagas do Santuário, Poseidon e Hades. Agora, os Guerreiros Deuses e Hilda de Polaris fazem parte dos personagens jogáveis do game, assim como Seiya com armadura de Odin. As vestimentas divinas dos cavaleiros de ouro e bronze também são ‘ presentes’ aos fãs, além de novos combos aéreos. O design e os ataques dos personagens já existentes no último lançamento não sofreram alterações, assim como a rotação de 360 graus no campo de batalha (o mesmo estilo já explorado em títulos como as séries ''Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm'' e ''One Piece: Pirate Warriors'', ambas de origem japonesa).

O jogo está disponível para PlayStation 3 (R$ 179,90, em média) e PlayStation 4 (R$ 229,90). A Bandai Namco, produtora do game, não descarta o lançamento da atração para uma das plataformas Xbox, mas não há qualquer garantia de que isso possa ocorrer em um futuro próximo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;