Nacional Titulo
Ministro da Saúde avalia situação da dengue no Sudeste
Das Agências
21/09/2005 | 21:48
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, participa nesta quinta-feira da abertura da reunião de avaliação da macrorregião Sudeste das ações de controle da dengue. O evento será realizado no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Rio de Janeiro.

O ministro vai detalhar as atividades desenvolvidas para a redução dos casos da doença em todo o país, mais especificamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, ele vai defender ações conjuntas de mobilização de agentes públicos e da população com o objetivo de reduzir a ocorrência de surtos de dengue no próximo verão.

De janeiro a julho, o número de casos de dengue na Região Sudeste apresentou uma redução de 7,5% em comparação com o mesmo período de 2004, mas observa-se uma tendência de aumento, sobretudo impulsionada pelo verão.

No Brasil, a partir de 1994, houve uma notável e não contida expansão da dengue para novas áreas, sendo o ponto mais crítico no ano de 2002, quando houve o registro de mais de 794 mil casos em cerca de 3,6 mil municípios brasileiros infestados pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em julho de 2002, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Controle da Dengue, com a meta de reduzir em 50% o número de casos em 2003 em relação a 2002. Desde então, o objetivo é a redução em 25% a cada ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;