Memória Titulo Memória
Correção importante: quem incentiva esse coral
Ademir Medici
18/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda sob o efeito contagiante e emocionante da música que dominou este presépio que é a Catedral do Carmo, a música do Coro da Cidade de Santo André, Memória informa que a perda do subsídio básico da Prefeitura pelo coro aconteceu na atual gestão do prefeito Paulo Serra e não na gestão do prefeito Carlos Grana.

Prefeito Grana, parabéns por ter mantido o subsídio a este coro tão bonito; prefeito Serra, nossa torcida é para que o senhor volte a investir neste grupo de abnegados e voluntários da sua cidade. Santo André merece.

A LIRA
Quando a Lira Musical de Santo André celebrou o centenário (1918-2018), os músicos apresentaram-se na Câmara Municipal de Santo André com seus antigos e puídos uniformes. Presente ao ato, o prefeito Paulo Serra prometeu que um novo uniforme seria oferecido pela Prefeitura aos músicos. E o prefeito cumpriu a promessa.

Estamos às vésperas do Natal. Haverá uma linda festa sexta-feira próxima, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André. Será apresentado o Natal das Nações - Uma Noite para Abraçar o Mundo, com diversas músicas natalinas. E o Coro Cidade de Santo André ali estará.

Prefeito Paulo Serra, eis uma ótima oportunidade para que seja anunciada a retomada da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Coro da Cidade de Santo André.

Filhos e filhas da cidade, como a cantora Solange Pezzolo, sobrinha do prefeito Antoninho Pezzolo, ganharão um belo presente de Natal com este anúncio do querido sobrinho da historiadora Marlene Serra e neto do saudoso Américo Pinto Serra. Vamos conferir. E divulgar.

CARLOS GOMES
Prefeito Serra, aquela foto publicada pelo Diário da sua inspeção ao Cine-Teatro Carlos Gomes, mexeu com os corações da sua gente. SOS Carlos Gomes foi um brado. A sua inspeção, uma esperança. Vá em frente. Imagine reinaugurar o Carlos Gomes com a música dos artistas andreenses. E na sua gestão. Vovô Serra ficaria feliz.


Interação com Facebook
‘Gracinhas de velório’

Não se fazem mais velórios como antigamente. Café coado na hora, biscoitinho de araruta, uma boa cachaça de alambique, um vermute doce para as damas, como era de bom-tom, tudo isso são coisas do passado.

Da crônica de Lourenço Diáféria publicada pelo Diário em 18 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos
Domingo, 18 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6939

Manchete – Celso (Daniel, prefeito eleito de Santo André) esconde secretários para evitar divisões

Região Metropolitana – Estudo mostra desequilíbrio na Grande São Paulo; 90% da população se concentram em dez cidades, incluindo-se o Grande ABC.

A jornalista Vanilda Sant’Anna destrincha o Sumário de Dados 1988, lançado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). Um belo documento para comparações aos dias atuais.

Natal – Operação tem início nas estradas.

São Caetano – O prefeito Walter Braido inaugurou a Escola Municipal Integrada Marily Chinaglia Bonaparte, no bairro Santa Maria.

Em 18 de dezembro de...

1918 – A Companhia Streiff, do distrito de Santo André, admitia (“bons”) cortadores de lenha para trabalhar na Fazenda São Joaquim, na Estação Rio Grande (da Serra). E informava:

Boas casas para moradia.

Armazém de secos e molhados a módicos preços.

A caminho de Santos.

Lugar salubre.

Bons salários.

Trata-se na propriedade com o administrador ou na Rua Álvares Penteado, nº 9, sobrado, em São Paulo.

Nota – A Streiff foi uma das três primeiras indústrias de Santo André, aberta na última década do século 19 e que funcionou até a década de 1970. Produzia móveis e cadeiras. Muitas toras de madeira foram extraídas da sua propriedade em Rio Grande da Serra, além da lenha deste anúncio.

A guerra acabou, mas... Do noticiário do Estadão: telegramas procedentes da Hungria informam ter rebentado a revolução na Bulgária.

Herculano de Freitas, o novo secretário estadual da Justiça e Segurança Pública, suspende a censura à imprensa.

A gripe: mais dez mortes em São Paulo.

1953 – Promulgada a lei estadual número 1.420, que cria a comarca de Santo André, com abrangência sobre toda a região.

1973 – Inaugurada, em Diadema, a nova fábrica da Sunbeam, produtora de liquidificadores.

Hoje
Dia Internacional do Migrante

Santos do Dia

Senhora do Ó

Basiliano

Flamano

Rufo e Zózimo foram discípulos de Jesus. Segundo a tradição, foram os fundadores da Igreja de Cristo entre os judeus e os gregos.

São Vunibaldo

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 18 de dezembro:

Em São Paulo, Sete Barras. Elevado a município em 1959, quando se separa de Registro

No Paraná, Arapoti

Em Goiás, Aruanã e Rianápolis

Na Paraíba, Condado

No Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, Horizontina, Não-Me-Toques e Tapera

Em Santa Catarina, Guarujá do Sul

Na Bahia, Lençóis

Em Sergipe, Ribeirópolis

Em Alagoas, Roteiro

No Mato Grosso do Sul, Santa Rita do Pardo

No Piauí, São Julião

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;